ESTRUTURAS TROGLODITAS nos açores

Estruturas Trogloditas?
Os Açores com 9 Ilhas com várias idades a Ilha de Santa Maria é amais velha com 8 milhões de anos a ilha São Miguel com 4 milhões de anos e a mais nova a ilha do Pico com 300. mil anos. Os Açores não nasceram para os portugueses descobrirem. O Doutor Gaspar Frutuoso no livro IV Saudades da Terra na página nº 5 escreveu que foram os Cartagineses que as descobriram todas as ilhas dos Açores.
A ilha do Corvo esteve já os portugueses estavam a povoar todas as ilhas Dom Manuel I segundo o cronista Damão de Góis que mandou cortar a escope e martelo para levar para o reino a estátua de cavaleiro Fenício apontando para o Norte?
Magno Jardim, Marcos Álvarez Basarts Jose M. José M. Espinel Cejas,Agustín Demetrio Pallarés Lasso e Chrys Chrystello

-19:33

1,437 Views

Olhar Povoacense is with Mario Jorge Costa and Félix Rodrigues at Ilha de S. Miguel – Açores.

4 hrs

SERÁ UMA ARQUITETURA TROGLODITA NUM COMPLEXO SUBTERRÂNEO EXTENSO NA ILHA DE SÃO MIGUEL?

Foi encontrado na ilha de São Miguel um complexo subterrâneo enigmático com extensos corredores e um número elevado de câmaras/salas. Trata-se na verdade de um sistema inteiramente escavado por mão humana, como se percebe pelas marcas de ferramentas visíveis nas paredes, cuja função e cronologia não é clara. À partida poderá ter sido utilizado/reutilizado com fins pouco óbvios em termos históricos ou etnográficos, constituindo-se um património único nos Açores.

As hipóteses de partida para uma explicação histórico/científica entronca na possibilidade de trogloditismo.

O trogloditismo tem a ver com a prática de habitar cavidades ou grutas. Neste caso não se encontram registos sobre esse assunto, o que implica que é preciso responder cabalmente às perguntas: Quem?, Quando?, Como? e Porquê?

A arquitetura troglodita desse complexo ou galerias é especializada, pelo que necessita de estudos aprofundados. A sua visitação e preservação passa pelo estabelecimento de uma rígida política de visitantes a par de uma profunda investigação científica.

Outras questões se levantam, em torno desta sinalização, são do tipo: Quais são as diferença de função entre suas várias salas/câmaras subterrâneas?.

Noutros locais do mundo, com estruturas semelhantes, os cientistas debatem-se com questões relacionadas com a sua cronologia e com a necessidade de comparação com estruturas da mesma tipologia ou tipologia diferente. No caso em apreço, independentemente da cronologia, esse complexo subterrâneo construído é uma raridade.

Povoação, sábado, 31 de agosto de 2019.