ESCLARECIMENTO DO HOSPITAL HDES EM PDL

O Conselho de Administração do HDES, EPER, entende clarificar o seguinte:
– A rede de internet WIFI no recinto do Hospital está suspensa desde o ataque de Junho passado (sobre o qual já vastas explicações foram dadas), e será retomada quando as orientações de segurança emanadas da Direção Regional das Comunicações, entidade que coordena a rede de comunicações de todo o Governo Regional e organismos dele dependentes que a utilizam, como é o caso do HDES, assim o determinarem.
Os trabalhos de reposição e aperfeiçoamento continuam, e ainda não é estimável quando essa rede será reposta. Os utentes podem aceder à internet através do telemóvel nas zonas comuns do hospital, embora apenas utilizando a sua internet pessoal, usando os respetivos dados móveis.
A segurança da rede interna de comunicações do HDES é a principal preocupação neste domínio, uma vez que ela é vital para o bom funcionamento do hospital, não podendo ser comprometida de nenhum modo, como certamente todos compreenderão.
– A alimentação disponibilizada no HDES, aos utentes, é avaliada por especialistas em Nutrição, e corresponde ao que o hospital tem capacidade para oferecer, no âmbito da sua missão de tratamento dos nossos utentes. O serviço de refeitório, aberto ao público, continua suspenso devido às normas anti-Covid em vigor no hospital. Recorde-se que graças a estas Normas o HDES pôde retomar as visitas em Junho passado, e manter a assistência a muitos açorianos que sofriam. Saliente-se que o governo da República anunciou o retomar das visitas nos hospitais apenas a partir do dia 1 de Outubro.
O HDES apresenta neste momento as seguintes soluções alimentares:
Pequeno almoço
Pão, manteiga e queijo
Café com leite, leite e chá
Almoço
Sopa
Sandes de queijo ou mistas
Sumos
Sobremesa: pudim, maçã assada, gelatina ou arroz doce conforme pedido do serviço
Durante o dia, e sempre que solicitado pelos diversos serviços, podem ser fornecidos gelados individuais e iogurtes líquidos ou sólidos.
O serviço de alimentação cumpre integralmente com os pedidos de cada Serviço ou Unidade.
No caso da Unidade de Oncologia Dia, a orientação oficial do serviço é de não ser disponibilizado arroz doce porque comprovadamente pode provocar engasgamentos nos doentes (o que inclusivamente já aconteceu, no passado).
– Os serviços que são prestados pelo HDES estão devidamente estabelecidos por legislação regional e pela organização do Sistema Regional de Saúde, sendo as suas finanças fiscalizadas e acompanhadas.
O Orçamento da RAA tem as suas limitações próprias e os custos com a Saúde têm tendência crescente, pelo que se impõe o maior rigor na gestão do dia a dia no tocante à participação pública, e maior participação da sociedade civil no apoio civil. É nesse sentido que o mecenato tem vindo a exercer uma participação cada vez mais acentuada.
Todos nós, potenciais utentes, temos de ter uma atitude cívica no sentido de proteger o Serviço Regional de Saúde, que também é nosso. É fulcral uma atitude cada vez mais positiva e de suporte. Os açorianos são servidos pelos Hospitais e pelas Unidades de Saúde, cada uma com as suas competências bem definidas e ao dispor de todos os açorianos nas suas áreas de atuação. O SRS mantém um estado de prontidão permanente, ao serviço dos açorianos.
– Certos apoios são canalizados através do HDES, por uma questão de maior eficácia na sua distribuição, como está estabelecido legalmente.
No caso das próteses mamárias, elas são cedidas pelo HDES através do SAPA. Trata-se do “Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio”, que se insere na “Plataforma Regional de Produtos de Apoio”, que tem como objetivo facilitar o acesso a produtos de apoio (antes designados por ajudas técnicas) por parte das pessoas com deficiência, incapacidade ou em situação de dependência, promovendo assim a sua autonomia, qualidade de vida e integração social.
Este processo é iniciado na especialidade onde a doente foi, e onde é preenchido o formulário do SAPA. Este formulário é analisado pela equipe multidisciplinar, constituída por diversos especialistas. Todos os processos avaliados por esta equipa dão origem à aquisição da prótese mamária. Em média, desde o pedido até à entrega poderá demorar 2 meses.
Todas as mulheres sujeitas a mastectomia, após a cirurgia, recebem uma prótese temporária cedida pelo HDES que fica com a doente até à atribuição da prótese definitiva.
Os soutiens, não constam do SAPA e o HDES não os pode atribuir, não estando por isto na alçada do seu conselho de administração.
Como alternativa, o serviço social, quando chamado a intervir nestas situações, referencia a situação ao Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Aquela IPSS avalia a situação e comparticipa a aquisição do soutien de acordo com a situação económica da utentes, mediante escalões previamente definidos.
Estamos certos de que todos estão conscientes da dedicação diária de todos os profissionais, do HDES. Esta nota decorre da necessidade de que a verdade prevaleça, nas referências que se façam ao Serviço público de Saúde.
26 shares
Like

Comment
Share