Views: 0
【A CAUSA DAS COISAS】
Ivan Safronov, conhecido jornalista de investigação russo, declarou-se hoje inocente e denunciou o “extremo cinismo” da Justiça da Rússia no primeiro dia do processo por alta traição que o pode condenar a 20 anos de prisão.
De acordo com a Agência France Presse, Safronov, 31 anos, é considerado um dos melhores jornalistas da Rússia sobre questões de Defesa.
“É muito conveniente julgar uma pessoa inocente quando os jornalistas não podem comparecer a uma audiência e dizer a toda a Rússia que todas as acusações foram retiradas do nada”.
A prisão de Safronov provocou um alvoroço entre os apoiadores, alguns dos quais foram às ruas de Moscou para protestar.
Ivan Safronov foi preso em Julho de 2020 após ter enfrentando as pressões do regime de Moscovo contra o jornalismo independente, que se agravaram após o início da invasão da Ucrânia.
O caso Safronov tem sido denunciado e criticado pelos camaradas de profissão como “vingança” pelos artigos que provocaram indignação além de notícias que embaraçaram as Forças Armadas da Rússia.
Safronov seguiu os passos de seu pai jornalista, que também cobria a defesa do jornal Kommersant.
Ivan Safronov sênior morreu em 2007 depois de cair… de uma janela. No momento de sua morte, ele estava trabalhando em uma história sobre a Rússia enviando um sistema de defesa aérea e aviões para o Irã e a Síria.

1 share
Like
Comment
Share