engonhanços

Views: 0

ç
Num só semana os açorianos foram agraciados com uma dupla visita ministerial. Primeiro veio a mulher que tutela o Ensino Superior, mas também a Ciência e a Tecnologia; seguiu-se o homem que lidera a Economia e o Mar no governo de António Costa.
A ministra Elvira Fortunato chegou cheia de ganas para provar que com este “novo” Governo da República é que a Universidade dos Açores vai sair do gueto para onde a empurraram. Vai haver acordo plurianual assinado que, segundo a ministra, está “em velocidade de cruzeiro”. Na verdade, estará mais em velocidade de veleiro em mar sem vento uma vez que Elvira Fortunato não adiantou uma data para a assinatura do documento nem sequer tocou nos valores que constarão desse acordo plurianual. Esperemos que o vento comece a soprar bonançoso porque até agora, em questões de interesse regional, e em bom português de rua, os governos de António Costa só tem engonhado.
E se uns engonham, outros vem aos Açores descobrir a pólvora!
Foi o que aconteceu com o ministro Costa Silva que, para surpresa e espanto geral, admitiu, a propósito do PRR, que “investimentos que podem não ser muito significativos noutros contextos do país, podem ser transformadores para a economia da Região”. A sério? estão a brincar com os Açores e com os açorianos?
Façamos uma pausa. Quem é Costa Silva? Foi o homem escolhido por António Costa (em 2020) para preparar o relançamento da economia portuguesa. Dito e feito. Costa e Silva entregou um programa para a recuperação do país em dez anos com base no que considerava ser fulcral para o país no futuro.
Este é o mesmo homem que segura agora a pasta da Economia e do Mar. Este é o mesmo homem que ajudou a definir o modelo estratégico do PRR e este é o mesmo homem que depois do comboio dos fundos europeus já ter saído da estação vem reconhecer que os Açores afinal tem uma realidade própria e que é necessário adaptar o PRR à realidade regional. Já vai tarde, mas antes isso do que nunca. Agora, responda senhor ministro: quem vai fazer esse milagre? O senhor? O PM? E o que vão fazer e quando? Quando diz que é necessário adaptar o PRR à realida-de açoriana o que quer efetivamente dizer com isso? Isto de visitas ministeriais sabe sempre ao mesmo: engonhanço!
(Paulo Simões – Açoriano Oriental de 10/07/2022)
May be a black-and-white image of 1 person, beard and indoor
1
Like

Comment
Share
0 comments

Mais artigos