Views: 0
Sinais de desconfinamento …
A previsível procedência do pedido de Habeas Corpus provocou a Resolução do Conselho do Governo infra a referir.
Porventura , para a definição da futura Autonomia / saúde pública , seria interessante que a questão fosse suscitada até ao tribunal constitucional e não morresse na primeira instância .
A saúde e o direito à vida em arquipélagos insulares não beneficia de uma sistema regional de saúde eficaz para uma sobrecarga de pandemia , o que é fato público, e deveria ser assumido politicamente inequívocamente por ambas as regiões autónomas como o fundamento para medidas preventivas de maior intensidade.
Acresce que da república até agora não veio qualquer colaboração o que se estranha , pelo contrário , depois do episódio aéreo e da não colaboração de rastreios mantém- se o dialogo de surdos com as regiões autónomas , na fase mais difícil da sua vida sanitária e social . Não é politicamente vantajoso para o país .
Os genuínos açorianos não devem esquecer ….
Aliás, os deputados na assembleia da república eleitos pelas regiões autónomas bem que poderiam em conjugação com os deputados regionais , na ausência de plenários, propor de imediato a discussão da gravidade da matéria do limite constitucional -de saúde pública aqui implementadas .
Imaginemos que aqui haverá uma segunda vaga , ou continuação da primeira , e a situação legal se mantém o que constituirá a repetição deste problema que ora vivemos .
As Ilhas Faroé , com algumas semelhanças as estas , com a jurisdição da Dinamarca teve 187 infetados e agora 0 , zero , e apesar disso mantém a quarentena a todos os que chegam e não viola o ordenamento jurídico constitucional dinamarquês.
Como defendem os cientistas, as variações do genoma e a complexidade do vírus origina uma aprendizagem constante, também a nível político , embora a prudência de alguns e a competência de outros faça a diferença , como as ilhas supra referidas ou a República Checa que desde início impôs o uso da máscara e vejam os resultados comparados com Portugal.
Por cá , também a DGS e AS : – hesitaram no uso da dita máscara , – aprendeu se com as cercas sanitárias e a sua forma de controlo, não recorrendo aos militares e preferiu – se atrasos e fugas , – as instalações das unidades hospitalares com obras , – as excepções as quarentenas e o seu profundo escrutínio que até hoje não sucedeu e descredibilizou o regime a adicionar a imposição do pagamento da diária a não residentes .
Com este caminho conseguimos com o comportamento dos açorianos e os confinamentos nas ilhas bem impostos e organizados limitar a pandemia , o que sabemos não poderia ser eterno mas que como era público no mês de junho iriam cessar.
De facto, e bem , este tempo de 30 dias era relevante para perceber a evolução nacional e europeia e a partir daí planear com segurança o razoável desconfinamento.
De resto , registo com muito agrado a afirmação do responsável da restauração que aponta para janeiro de 2021 a desejada retoma
Assim , infelizmente será , mas seguramente pelo menos até ao final do próximo mês , o que permitiria a todos os proprietários de servicos turísticos concentrar se na organizacao , formação e preparação do resto da época, mas todos protegidos do vírus e do seu impacto negativo para a imagem do negócio em particular e do turismo açoreano em geral .
Assim , colaborariam para o confinamento e criariam condições para uma legítima exigência ao poder político de um maior apoio para evitar insolvências que se avizinham no horizonte , como já sucedeu.
Um, de entre muitos apoios da Região poderia ser uma espécie de sociedade de capital de risco em que a região assumiria os encargos , com garantias reais ou equivalentes , e com a retoma do negócio o promotor devolveria todo o montante e juros, com a vantagem de não encerrar aquele, nem criar desemprego. A Europa preconiza soluções destas .
Descendo, a última resolução do conselho do governo regional:
– poderia não ter incluído o seu número um que aponta para a possibilidade de um cidadão com teste negativo , nas últimas 72 horas antes da partida do voo do aeroporto de origem poder circular embora adstrito a deveres . Ora , durante esse tempo chega-se da China , com transbordo em vários aeroportos. A redução para 24 horas era no mínimo o exigível.
Por último , segundo os especialistas qualquer desconfinamento faz se acompanhado de muitos testes , as tais Ilhas Faroé já testaram mais de 16/ da população, tal como a Islândia.
Talvez seja necessário testar mais , e sobretudo muito mais rápido , a 500 por dia , nao devemos conseguir abranger todos os açorianos em tempo útil
Fiquem todos bem