ELIAS PEREIRA COMENTA -As ilhas e a Constituição

Views: 0

As ilhas e a Constituição

A anquilosada Lei Magna Portuguesa , com artigos que caíram em desuso, enquadra o ordenamento jurídico português .

A violação daquela pela resolução do conselho de ministros 33A/2020 que declarou o estado de calamidade no país , quando apenas ali está previsto o estado de sítio ou de emergência , e ancorada tão só na lei de bases- proteção civil , originou o caos constitucional.

Aquela resolução vai muito além do previsto na lei , pois os direitos ali previstos estão distantes da suspensão generalizada dos direitos fundamentais, atente – se por exemplo: confinamento obrigatório de doentes e infetados , pessoas sob vigilância , recolhimento domiciliário, entre outros.

Em substância pouco se alterou em relação ao estado de emergência que durou 45 dias .

O governo da república agiu como pensava S Tomás Aquino, uma lei que não procura o bem comum- combate à pandemia – não pode ser chamada de lei.

O que não se compreende é o silêncio de portugueses ou instituições que não denunciaram esta grave inconstitucionalidade.

Convém atacar as autonomias regionais…

A argumentação dos ilustres constitucionalistas , que não é o caso do modesto signatário, em síntese :

– A diferenciação entre residentes e não residentes quanto ao pagamento do hotel viola o princípio da igualdade plasmado na Constituição .

– a violação do no. 3 do art 27 da Constituição que não permite o confinamento obrigatório na ausência do estado de emergência

– a Assembleia da Republica – órgão competente para legislar sobre direitos , liberdades e garantias.

Com todo o respeito, que é muito , creio que convinha refletir:

– A atitude dos estudantes que ficaram no continente , dignamente para não correrem riscos de infetar familiares ou amigos , sendo certo que a região poderia ter feito mais por eles, constitui o melhor exemplo para a consciência cívica pela preocupação deste vírus e nunca tal generosidade deve ser esquecida para enquadramento sensato desta matéria.

– De fato , aquela distinção quiçá poderia ter sido evitada e desencadeou a discórdia, não concretizada na Madeira, que escapou a esta polémica , e onde esta matéria não é debatida, mas a situação poderá não ser tão cristalina, pois ser residente e ficar impedido de deslocar – se para o seu domicílio e muito diferente da outra , de alguém que antes de sair do seu lar sabe que não tem guarida , sem pagar . Não são situações originariamente iguais.

– O espaço Shengen , 25 anos depois da sua implantação , está suspenso quase na sua plenitude, com as consequencias para a liberdade de circulação devido a pandemia . Os portugueses sujeitos a este regime não podem voltar ao país e haverá violação de lei ou de tratado assinado por Portugal mas não parece haver motim pro constitucional .

– O que se passa nos Açores constitui uma restrição à liberdade de circulação , mas com estadia em hotel . Porém, os não residentes antes da viagem sabem que serão sujeitos a quarentena igual aos residentes – medida de saúde pública , idêntica para ambos não existindo discriminação no essencial , apenas no acessório , o pagamento .

– O estado de necessidade previsto na lei para situações específicas em analogia grosseira permite reforçar a percepção da medida implementada com o conforto que nenhum acórdão de tribunal constitucional poderá olvidar:

O nosso frágil servico regional de saúde , que disperso por nove ilhas , não dispõe de meios técnicos e humanos para atacar uma pandemia o que legitima medidas preventivas mais intensas .
A apreciação da proporcionalidade , princípio constitucional que vincula o palácio ratton , para a proteccao da saúde e vida dos açorianos bem evidente no que se passou na saúde em Itália ou Espanha.
Em suma, qualquer julgador atende ao concreto e sendo esta uma situação excepcional só a aplicação de medidas de saúde pública abusivas e em substância erradas , o que não é o caso , o que é provado em todo o mundo não louco, com o confinamento .
Se é verdade que o processo legislativo não foi perfeito a verdade é que cumpridos os procedimentos seria seguro que a saúde dos açorianos seria protegida com esta medida que é proporcional e indispensavel , como o demonstra o pulsar e preocupação dos ilhéus .
Viremos esta página infeliz para um momento de unidade dos açorianos e de concentrarmo – nos no essencial – combater o vírus .
Fiquem todos bem .

Comments
View 44 more comments

50 of 94

  • Paulo Brilhante Excelente e sem filosofias!!

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply

  • Ana Correia Dos Santos Muito obrigada pela lúcida e serena reflexão . O apelo ao bom senso e à união da nossa comunidade , neste momento , parece me ser a forma inteligente de contribuir para o bem comum.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply

  • António Capela Madureira Santa Clara quer vir jogar ao continente? É que SNS do continente é fantástico e está de boa saúde. Será que terão de ficar de quarentena e pagar do bolso deles? E depois quando voltar? Mais 14 dias de hotel à conta do GRA? Equipa, treinadores massagisSee more

    António Capela MadureiraAntónio Capela Madureira replied

    21 replies 7h

  • Helena Ranha Obrigada Dr.Elias.
    O mais importante é combater o vírus e voltarmos todos a sorrir sem máscaras.
    Bem haja.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply

  • Clara Medeiros Concordo plenamente.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply

  • Elias Pereira Muito obrigado D Helena pela sua apreciação e assertivo comentário para vencer esta luta
  • João Nicolau Barreiro Gomes Caro Dr. Elias Pereira, grato pelo excelente esclarecimento.
    Um bem-haja.
    Um abraço. See more

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply

  • Hélio Matos Plenamente de acordo! Acabei de replicar noutro post que aqui faz sentido partilhar:

    “Justiça seja feita !See more

    Joe LopesJoe Lopes replied

    2 replies

  • Fernando Ranha Estimado Amigo,mais um excelente contributo da cidadania ,os meus parabéns pela objetividade e amplitude desta reflexão .
    Um abraço.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply

  • Silvério Sousa Certo..saúde a todos..o bicho é surdo ..como se diz na tropa em frente marche

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply

  • Ana Maria Morais Tenho por hábito ler as várias questões expostas e explicadas pelo amigo Elias Pereira ao longo desta pandemia, em todas elas o objetivo é esclarecer e levar-nos a refletir sobre assuntos de interesse de todos nós e este é um deles, salientando que em See more

    Ana Maria MoraisAna Maria Morais replied

    2 replies

  • Flávio Soares Muito bem! 👏

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 11h

  • Jose Cabral é de gente assim que precisá-mos nos Açores que saibam lutar pelos nossos interesses, para isso é que serve a autonomia. Parabéns pelo texto.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 11h

  • Diana Pereira Muito bem…excelente reflexão e esclarecimento. 👌

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 11h

  • Maria Izidoro Olá finalmente falou já não conseguia ouvir tanta estupidez obrigada👍👍

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 11h

  • Paulo Martinho Está intervenção é o que se chama de doutor, as dos outros (Dr’s.) de aprendizes ou alunos confinados à sebenta.
  • Lucia de Sousa Ler os seus comentários domingueiras faz parte da minha rotina leitura simples e bem fundamentada BOM DIA

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 10h

  • Elias Pereira Caro Paulo Martinho , sinceramente , considero me um artesão de direito , sem qualquer título . Mas a conjugação da ciência jurídica com a envolvencia social ( sanitária ) ,psicológica, económica , entre as demais variáveis constitui a obrigação deste tipo de operário
  • Vera Mota Infelizmente sabemos perfeitamente que a economia da região irá sofrer com esta pandemia. Se existe algo que legalmente não esteja correto, tudo a seu tempo de resolver. Primeiramente está em causa as vidas dos Açorianos que todos nós estamos a contribSee more

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 10h

  • Francisco Cardoso Acho que o estatuto da autonomia é que está mal.

    Luis ViveirosLuis Viveiros replied

    4 replies 4h

  • Alice Vieira Excelente Dr. Elias 👏 👏

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 10h

  • Alexandra AmaralAlexandra Amaral replied

    2 replies 10h

  • Paulo Xalana Sim sr sempre surpreendente um abraço

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 10h

  • Lucília Ávila Valadão Muito bem Dr. Elias . Abraço

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 10h

  • Jose Luis Cordeiro Banha Muito bem e muito obrigado.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 10h

  • Hugo Nascimento Muito bem dito e espero que sirva como (um abrir de olhos) para os portugueses em geral. Penso que essas legislações criadas no âmbito da pandemia atual, principalmente a nível regional são um atentado aos direitos fundamentais humanos mas creio que brevemente vão ser retificados. Abraço 👌

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 9h

  • Pedro Pessanha Nao percebi… qual o problema dde haver alguem que poe em causa uma decisao do governo regional ou da republica ???? Sao intocaveis???

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 9h

  • Luis Noronha Elias Pereira um parecer tão meticulosamente elaborado e com uma lógica tão bem fundamentada, mas falta um dado importante que é saber quais são os cidadãos atingidos. Respondendo a uma pergunta, o senhor responde que terá de haver análise das exceçõeSee more

    Elias PereiraElias Pereira replied

    5 replies 6h

  • Victor Cardoso Mto obrigado uma vez + ao sr. Dr EP, pela pedagogia não só para nós, na sua maioria sem esse conhecimento profundo da Lei, ms sobretudo para os seus colegas anti-autonomistas e não só. Mta saúde

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 9h

  • Maria Jose Correia Amigo Elias Pereira, bem sabe que cercada que estou no Nordeste sou a primeira a aventar inconstitucionalidades gritantes. No entanto, concordo maioritariamente com o que diz, Não esquecendo que a fragilidade, quer do SRS quer do SNC, foi um problema cSee more

    Maria Jose CorreiaMaria Jose Correia replied

    2 replies 2h

  • Luis Viveiros Muito bem! A resposta está dada! Situações excepcionais exigem medidas adequadas, independentemente do que possa ou não ter sido imposto numa constituição feita para Portugal continental!

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Elias Pereira Muito obrigado pelo seu registo
  • Luis Garcia Obrigado pela informação, muito bem esplicada!

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Lizuarte Machado Bom dia! Excelente! Conhecimento e bom senso. Cumprimentos.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Pedro Carreiro De nada nos servirá a Liberdade se não tivermos Saúde para a gozar.

    Agora pergunto o que será mais inconstitucional : proibir as celebrações religiosas ou permitir a Celebração do Avante!? Aqui sim, gostaria de ver um advogado a mover processo

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Carlos Borges Objectividade e inteligente artigo como sempre. Bem haja caro Drº..

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Graça Almeida Absolutamente leiga nestes assunto, sinto o meu coração açoriano pender para a saúde e segurança do nosso povo em detrimento da equidade e/ou legislação autonómica. Bem haja.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Bruno Domingos Mas quem é que vem passar férias em época de pandemia e sujeitar toda uma região que com muito esforço e sacrifícios conteve as cadeias de transmissão… Não será egoísmo viajar para a nossa região comprometendo a saúde de todos nós? As exceções existeSee more

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Carreiro Eduardo Mais bem dito é impossível!

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Conceicao Ataide Boa tarde Dr. Elias Pereira estou sempre atenta ao que escreve e aos seus comentários na RTP Açores

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Vasco Avelar Já o referia anterioremente, porém faço-o agora, ainda mais convicto, é um enorme orgulho ser conteraneo deste SENHOR, DR ELIAS PEREIRA. Espero , estou certo, de que continueis a enriquecer-nos com as suas publicações.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Vitor Macedo Parabens , AÇORIANO do Território mais OCIDENTAL da EUROPA, por mais este contributo a favor da SAÚDE PÚBLICA dos residentes nos Açores .

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 4h

  • Jose Menezes Não é apropriado da parte de um jurista e advogado começar um texto deste tipo com um insulto á Constituição que VEx qualifica de anquilosada logo de entrada.. O seu texto não merece, por isso, qualquer comentário.

    Roberto Y. CarreiroRoberto Y. Carreiro replied

    1 reply 23m

  • Fatima Ferreira Almeida Tinha entendido assim . A protecção em primeiro lugar. Tambem estava ciente porque se comentou no continente que o Estado de Calamidade não pode retirar o direito de liberdade dis cidadãos como o confinamento. Mas como sempre a sua DOUTA explicações não nos deixa duvidas.Bji

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 1h

  • Sidónio Gonçalves Não creio que seja ilegal, nem sequer imoral, que se decrete que todas as pessoas que cá chegam façam uma quarentena.

    Mas, com respeito à discriminação feita no direito ao patrocínio público desse isolamento, ainda não vi ou ouvi uma única explicaçãoSee more

    Sidónio GonçalvesSidónio Gonçalves replied

    2 replies 18m

  • Raquel Ledo Mais uma vez a necessidade de protagonismo fala mais alto. É a velha história falem bem, falem mal mas falem de mim!!! Se calhar era melhor que andassem a passear e a visitar os pontos turísticos da ilha!!! Que falta de bom senso!!

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 59m

  • Roberto Y. Carreiro Uma oportuna e pertinente reflexão, Dr. Elias Pereira. Se antes a nossa geografia estava em situação flagrante de inconstitucionalidade, agora, segundo um ilustre causídico, defender a vida dos residentes assim como o nosso frágil ecossistema social e demográfico, também é inconstitucional.

    Elias PereiraElias Pereira replied

    1 reply 26m

  • Baptista António Acredito que possa haver métodos de controle de entrada (testes) ou medição de temperatura a serem feitos a quem aterrar nas ilhas…🤔🤔🤔