editorial d eosvaldo cabral

May be an image of Osvaldo José Vieira Cabral and text
4th July
Os EUA assinalam hoje 245 anos da sua independência.
É uma data historicamente comemorada em todo o país, sobretudo em zonas da Nova Inglaterra, onde se travaram grandes batalhas, com especial destaque para a participação de um açoriano da ilha Terceira, Peter Francisco, conhecido na História americana como “O gigante da Virginia”,
Lutou ao lado de George Washington e do Marquês de Lafayette em defesa da independência dos EUA, sendo também recordado, por estes dias, pela enorme comunidade açoriana que reside naquele país.
Desde esses tempos históricos que os açorianos estiveram sempre envolvidos na construção deste país, através das correntes emigratórias, por razões sociais, económicas e familiares.
A nossa relação com os EUA confunde-se, também, com a nossa Hsitória, comprovando-se com a presença de um Consulado nesta Região há mais de 225 anos.
A presença americana na Base das Lajes é outro marco desta relação.
Só que esta relação, nos últimos anos, tem sido profundamente desequilibrada, em prejuízo dos Açores, como se vai vendo pelo jogo do empata sobre a descontaminação dos terrenos na ilha Terceira.
Já percebemos que, com este Governo da República e com um dos ministros dos Estrangeiros mais incompetentes da nossa hsitória democrática, nunca teremos uma revisão do Acordo de Cooperação, como é desejo da Região.
O próprio Plano de Revitalização da Terceira, o célebre PREIT, ficou-se por muitos foguetes e os governantes da altura a apanhar as canas.
Vai ser preciso mais insistência para rever toda esta relação.
Até lá, fica a amizade entre dois povos que a História nunca esquece.
Parabéns

EUA!

(Osvaldo Cabral – Diário dos Açores de 04/07/2021)
Like

Comment
0 comments