Minderico, calão secreto ou dialeto de Minde

Views: 8

Embora seja considerado calão secreto ou ou português arcaico das gentes de Minde e Mira de Aire, o minderico e o mirense representam a cultura de duas comunidades vizinhas cuja memória se está a perder. Mas ainda bem que os estudiosos publicam estudos sobre este “falar” e nós podemos guardar, em nossos arquivos, mais esta particularidade da nossa língua, tanto mais que recentemente o Minderíco foi reconhecido internacionalmente pelo SIL International -Sociedade Internacional de Linguística como língua individual, autônoma e viva.
A SIL International (anteriormente conhecida como Summer Institute of Linguistics, por vezes denominada em português Sociedade Internacional de Linguística) é uma organização científica de inspiração cristã sem fins lucrativos cujo objectivo primário é o estudo, o desenvolvimento e a documentação de línguas menos conhecidas a fim de traduzir a Bíblia. Fornece recursos para estudos linguísticos através de Ethnologue.com.
A SIL International teve início como uma pequena sessão de treino de Verão, no Arkansas (Estados Unidos), em 1934, para os missionários que mais tarde formaram a Wycliffe Bible Translators. A sua sede internacional situa-se na cidade de Dallas, Texas.
A SIL tem estatuto formal de consultora da UNESCO e das Nações Unidas.
Registro a seguir algumas ligações relacionadas com o calão/língua minderico.

JORDAR A PIAÇÃO DO NINHOU NA REDE SOCIAL ENTRONCAMENTO: DICIONÁRIO MINDERICO

http://expresso.sapo.pt/mindrico-a-fala-secreta-dos-texteis-de-minde-e-mira-de-aire=f520129#ixzz3LLCQ77VV

Livro “A Piação dos Charales do Ninhou” (“Maneira de Falar dos Mindricos”, em português corrente) que encontramos no

http://minderico2010.blogspot.pt/2010/08/guia-da-piacao-do-ninhou.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mira_de_Aire

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minde

E assim vamos aprendendo e reconhecendo que na língua portuguesa o princípio da horizontalidade deve dialogar com as línguas regionais como o mirandês, o minderico, o bantu, tétum, ameríndias, crioulos e vice-versa!

Saudações para todos ou dizendo em minderíco: A – treme terras,

Margarida