dia das heroínas

Views: 0

Dia das Heroínas

Há 124 mil mulheres nos Açores, menos do que há algumas décadas, mas com um perfil muito mais diferente no contexto da nossa sociedade.
Paulatinamente, criaram uma revolução social, sem grande alarido, que está a resultar numa sociedade açoriana muito mais igualitária e com benefícios enormes para toda a região, em todos os sectores de actividade.
Conseguiram mesmo esta proeza enorme, que foi dar um salto extraordinário na participação no mercado de trabalho, entre 2010 e 2018, de 46,8% para 52,4%, o maior crescimento nas regiões do país, apesar de ainda sermos das regiões com a menor presença feminina no mercado de trabalho.
Devido às maiores qualificações, reduziu-se o fosso entre homens e mulheres no nas remunerações, apesar de haver ainda uma grande desigualdade.
Comparado com as décadas da profunda desigualdade de género nas nossas ilhas, embora não tenhamos ainda atingido o grau ideal, a mulher açoriana de hoje é uma heroína pelo que conquistou.
Naturalmente que ainda existe uma grande desigualdade entre os sexos, mas o nível de educação que as mulheres foram alcançando e a sua posição, cada vez mais maior, no mercado de trabalho, prova que há uma revolução em curso nos Açores, desde que não travem a sua capacidade de progredir, como por exemplo discriminando a política remuneratória e ignorando o mérito no alcance aos cargos do topo.
Ainda vivemos numa sociedade muito preconceituosa, mas também vamos assistindo, cada vez mais, a um empreendedorismo feminino que orgulha a sociedade açoriana.
A capacidade das mulheres em conciliar trabalho e tarefas familiares, a persistência em ganhar espaço próprio no mundo competitivo de qualquer actividade e a resiliência na procura de sonhos, partilhados ou não com o homem, ajudaram a sociedade açoriana a ser mais justa.
Não é preciso um Dia da Mulher para constatar isso, mas ao menos que sirva para que a sociedade reflicta o quanto temos todos a perder se, à nossa volta, não estiver as características de uma mulher a “puxar” pelo dinamismo de uma comunidade inteira… e sem preconceitos.

(Osvaldo Cabral – Diário dos Açores de 08.03.2020)

— with Osvaldo José Vieira Cabral.

Image may contain: Osvaldo José Vieira Cabral, possible text that says 'Editorial Osvaldo Cabral osealdo.adbral@diariodosacores.pt'

Comentários

Um comentário a “dia das heroínas”

  1. Avatar de Ana Franco
    Ana Franco

    Obrigada por recordarem o dia da Mulher !A mulher açoriana
    é a raiz e copa da Árvore.