Views: 6

A Direção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) foi confrontada com a dramática notícia do despedimento, sexta-feira, 25 de julho, de todos os trabalhadores do grupo Trust in News (TiN), proprietária de títulos como a “Visão”, “Jornal de Letras” e “Caras”, entre outros.
É um desfecho que começou a desenhar-se há meses e cujos reais contornos devem ser apurados em todas as dimensões, desde a jornalística, à económica, financeira, política e até judicial.
Na ressaca da violenta comunicação do administrador de insolvência da TiN, que entregou, presencialmente, um pré-aviso de despedimento aos cerca de 80 trabalhadores da empresa, ressalta uma postura incompreensível e intolerável. No momento em que se abriu um buraco sem fundo debaixo dos pés das pessoas, foi-lhes pedido que continuassem a trabalhar para manter vivos os títulos, com o argumento de gerar receita, apesar de não ser dada qualquer garantia de remuneração. Teme o SJ, que se esteja a preparar uma venda a preço de saldo, sem “o inconveniente e o incómodo” de existirem pessoas a quem pagar salários e garantir direitos.
Como o prazo do pré-aviso vai de 30 a 75 dias, variando consoante a antiguidade de cada trabalhador, no fundo, foi pedido às pessoas a quem é devido o salário de junho, e em breve o de julho, bem como os subsídios de férias e os subsídios de refeição de maio e de junho, que continuem a trabalhar sem garantia de retribuição, para manter vivo um negócio que, desconfiamos, será vendido “à 25.ª hora”.
Contra esta ignomínia, o SJ recorda a todos os que aceitarem continuar a trabalhar poderão estar a ajudar a salvar uma negociata cujos contornos não são claros neste momento e que, perdendo todos os direitos como trabalhadores com o despedimento agora anunciado, não têm qualquer garantia de vir a ser integrados numa empresa que eventualmente possa nascer. (…)

jornalistas.eu
TiN comunica despedimento coletivo e pede às pessoas para continuarem a trabalhar sem receber – Sindicato dos Jornalistas
Geral TiN comunica despedimento coletivo e pede às pessoas para continuarem a trabalhar sem receber 27 de Julho, 2025 Por sindicatojornalistas A Direção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) foi confrontada com a dramática notícia do despedimento, sexta-feira, 25 de julho, de todos os trabalhadores…
https://jornalistas.eu/tin-comunica-despedimento-coletivo-e-pede-as-pessoas-para-continuarem-a-trabalhar-sem-receber/?fbclid=IwY2xjawLy6e5leHRuA2FlbQIxMQABHrpc_H-RhsCfM0YQp_UDxusTMGEOqScyLSxcxsgD8gs4D_shnSGMpL8Kjia-_aem_UyLKY5AOuHrbCcBnoavm7g
Deixe um comentário