arquitetura: 9 curiosidades sobre casas mundo pelo afora –

Fonte: Cultura e arquitetura: 9 curiosidades sobre casas mundo pelo afora – VÁ VER O MUNDO!

Cultura e arquitetura: 9 curiosidades sobre casas mundo pelo afora

Já parou para pensar que a arquitetura de uma cidade diz muito sobre o estilo de vida de um povo? Os chalés na Holanda, as ocas em comunidades indígenas, os edifícios de mesmo tamanho que fazem de Brasília uma cidade “planejada”, as casas em enxaimel encontrada na Alemanha, mas também em colônias alemãs no sul do Brasil, as casas em caverna na Turquia.

A condição socioeconômica tem muita relação com a arquitetura da cidade, mas outro fator que interfere no estilo de moradia de um povo é o clima, algo que parece óbvio, mas que nos passa despercebido por associarmos às questões culturais, de fato o é, pois na antropologia toda cultura resulta de uma função, uma necessidade, então desde a fuga do frio, da chuva até a necessidade de pertencimento a um grupo fazem parte da nossa formação cultural.

Em viagens a arquitetura de uma cidade vira ponto turístico, quem não tem vontade de atravessar o mundo para ver as charmosas casas orientais? Ou os grandiosos castelos da França medieval? Vamos descobrir neste post que além da situação econômica, a natureza e a cultura também contribuem para o estilo de construção de um “lar doce lar”.

1 – As casas de turfa na Islândia

As casas com cobertura de gramado são construídas desta forma para a manutenção do calor do solo no interior da casa. O gramado funciona como isolante térmico, é o que chamamos de “arquitetura vernacular”, o próprio ambiente oferece recursos para a construção que de tão charmosa foi indicada a patrimônio da Unesco.

2 – As casas do Atacama

Na região do deserto do Atacama, as casas são construídas com um composto de barro, e palhas, materiais que se encontram na própria região. O deserto do Atacama é o mais seco do mundo, então se você pensou que a casa poderia derreter, esquece, é uma possibilidade muito pequena. Porém como os abalos sísmicos são frequentes as casas são baixinhas e fáceis de desmanchar, o que facilita a saída em caso de desmoronamento.

3 – As casas caverna da Turquia

Sim, do tempo das cavernas. Esta a natureza entregou pronta, hoje possuem acabamentos, repartições de cômodos e é um tipo de moradia barata pra quem quer morar na Capadócia, com cerca de 8 mil dólares você realiza o “sonho da casa própria” rsrs. Muitas destas casas hoje se transformaram em hotéis de luxo para receber os turistas curiosos. Interessante, não?! Uma curiosidade são as cidades subterrâneas da Capadócia, a cidade de DerinKuyu por exemplo tem 85 metros de profundidade, com igrejas, salas, 600 portas, 52 túneis e pode abrigar cerca de 10 mil pessoas. A cidade também foi usada para que os cristãos pudessem se esconder dos persas e árabes no século XII.

4 – Favela

Os povos escravizados quando libertos, sem chão e oportunidade de reconstruir suas vidas se assentavam nos morros, formando um conglomerado de casas. A palavra favela surgiu por causa de uma planta muito comum na cidade de Canudos na Bahia. Na guerra de Canudos as condições dos moradores eram extremamente precárias, e como nestas terras havia muitas árvores denominadas Favela, este foi o nome dado a esta comunidade, que hoje denomina as demais comunidades que passam por situações semelhantes quanto a infraestrutura e saneamento básico.

favela-2032981_960_720
Foto: Pixabay

5 – Os chalés – casas de enxaimel

Parecem casinhas de bonecas. A arquitetura de enxaimel tem origem na cidade de Quedlimburg na Alemanha (pelo menos há indícios de que seja lá) e tanto charme não serve só para agradar os olhos. O telhado longo tem a função de captar a luz solar e aquecer o interior da casa, portanto, se você mora numa cidade que o calor beira os 40 graus, e tinha o sonho de construir uma dessa (eu tinha), esqueci, se não quiser passar sufoco. O telhado pontiagudo também tem a função de fazer o escoamento da neve, por isso, mesmo em prédios eles têm este formato.

6 – Casas de estilo trullo

Esta é bem curiosa. As casas no estilo trullo são fáceis de desmontar porque é composta de amontoados de pedra, por isso acredita-se que num tempo antigo na região da Puglia na Itália, para fugir dos impostos o povo desmontava a casa ou formava um galpão para parecer abandonado até os cobradores irem embora. Hoje é puro charme que atrai turistas do mundo inteiro.

7 – Casa de neve

Os Iglus constroem casas de gelo para fugir do frio, parece contraditório, mas é isso mesmo, as bolhas de ar da neve são isolantes térmicos. Em lugares como a Groenlândia e em parte mais altas do Canadá, a temperatura beira os 30 graus negativos, diminuir esta sensação térmica é tarefa para a sobrevivência. A casa é construída com blocos de neve e tem a ajuda de uma lamparina para aquecer o ambiente, porém, a distância da lamparina e do teto e paredes da casa devem ser calculadas para não derreter.

8 – Oca

Ao contrário da casa de neve, a oca é uma solução prática para fugir do calor tropical da floresta amazônica. Construída com folhas de palmeira, troncos e palhas e apesar de parecer uma estrutura frágil pode durar até 20 anos.

oca
Foto: The Picta

9 – Tendência – casa de alvenaria

A beleza perde espaço para a segurança. São construções à base de cimento, tijolos e outros materiais de acabamento, materiais utilizados em qualquer casa ao redor do mundo, mas no Brasil têm algumas particularidades, as tomadas são em parede única para dificultar o uso pelo morador. As estruturas eram para ser duráveis, mas para lucrar, economiza-se com materiais, por isso é recorrente o aparecimento de infiltrações e rachaduras nas paredes. A casa geralmente é cercada com muro alto e cerca elétrica, uma tendência forte por causa da violência, esta que é reflexo do abandono social. Outro tipo de moradia ainda mais restrita são os condomínios fechados, um quarteirão inteiro é murado para a construção de mansões, este tipo de empreendimento é bastante utilizado para segregar grupos de pessoas.