Views: 0




Faz hoje exactamente 8 dias estava a embarcar em Estocolmo, para Lisboa, via Paris, naquele que foi o mais surreal regresso a Portugal em muitos anos de viagens…
Tinha voo marcado , na TAP, para Domingo 31 de Janeiro às 15.25.
No Sábado, de manhã, recebi um email para fazer o check-in online, como é habitual.
Durante o jantar de Sábado no “Tentazione” ( já começo a ter lugares preferidos em Estocolmo…
) fui, por acaso, à aplicação no telemóvel ver os cartões de embarque e qual não é o meu espanto quando leio ” Cancelado ” assim, a seco, sem mais nada! Verifico as partidas do Aeroporto da Arlanda… tudo normal… o voo para Lisboa está lá… vou ao site da TAP, na minha página… tudo normal com a reserva, nada que indique cancelado… não recebi nenhum email, nenhuma mensagem, nada! Telefono para o número de reservas da TAP onde, depois de 1h em espera, me atende uma voz que confirma que, sim, o voo foi cancelado, a TAP vai deixar de fazer voos comerciais e não sabe quando volta a Estocolmo… eu que me inscreva num formulário para repatriamento e fique à espera, na Suécia, ad eternum a ver se alguém me contacta…


Corro para o computador do Hotel para tentar comprar uma voo Estocolmo-Lisboa, via Amesterdão, com a KLM, viagem que já tinha feito várias vezes. Nada feito porque os Holandeses, tão tontos como os outros, resolveram pôr a obrigatoriedade não de um. mas de dois testes, mesmo para os passageiros em transito. Entretanto o meu “Anjo da Guarda” em Inglaterra descobre que podemos ir para Lisboa, via Paris, com a Air France porque os queridos Franceses não exigem teste para os passageiros em transito…
… Estou eternamente grata à Air France, que conseguiu pôr cidadãos Portugueses em Portugal ( havia vários no mesmo voo do que eu ) no mesmo dia em que a companhia nacional, para quem pagamos milhões, nos deixou em Estocolmo sem saída…onde é que se carrega no botão para aquilo ir ao fundo?? 


Voo cheio Estocolmo-Paris tal como o Paris- Lisboa. Terminal 2 do aeroporto Charles de Gaulle à pinha com voos para todo o lado incluindo para o Brasil…
… ao meu lado no avião veio um Brasileiro que teve o voo da TAP cancelado para S. Paulo , via Lisboa e ia por isso para o Brasil, via Paris… alguém aqui também acha que se a estupidez pagasse impostos nós éramos um país riquíssimo?

Chegada a Portugal às 22.30…
Agentes da Policia e do SEF esperam, que nem lobos pela presa, nas escadas de acesso aos tapetes da bagagem… parece que no dia anterior ( sábado 30 ) tinha sido publicada uma lei que exigia a apresentação de teste PCR a toda a gente que entrasse em Portugal, mesmo cidadãos Portugueses acima dos 2 anos de idade ( repito 2 anos!!! ) e que tinha entrado em vigor à meia-noite… portanto poucas horas depois de aprovada…
… ainda não estava em nenhuma pagina oficial, as companhias aéreas não estavam informadas mas se os Srs do SEF diziam é por que sim. Praticamente ninguém tinha teste, como é obvio. Dezenas de pessoas escoltadas pelos longos corredores do Aeroporto de Lisboa, como se caminhassem para campos de concentração. Filas amontoadas para fazer testes PCR em condições extremamente duvidosas. Mas fazer voluntariamente teste e pagar 100 eur cada ( sem direito a apresentar Seguros… ) chegaria ? Não! Era preciso depois ficar numa outra fila todos ao monte e fé em Deus, para sermos identificados pelos Srs do SEF ( sim, esses mesmos que estão a pensar, colegas dos do caso do cidadão Ucraniano… ) para que estes ,do alto da sua autoridade,nos entregassem uma contra-ordenação de uma multa que parece que vai chegar a casa no valor de 600 eur ( um salário minímo portanto… )…

E o teste e a multa chegariam? Não… era também preciso ficar preso, no aeroporto, até sair o resultado do teste que estava a demorar entre 8 a 12 h…
… e não há cá abébias… fica tudo!… familias com crianças, pessoas com consultas médicas marcadas, pessoas com compromissos profissionais inadiáveis… ficam todos!

As condições, de estadia, foram as que se vêm nas fotos… às 7 da manhã recebi o meu teste negativo e pude finalmente ir buscar o carro para fazer as duas horas de viagem de regresso a casa… 

Na Suécia, desde o dia 6 de Fevereiro, é obrigatório apresentar teste à chegada. Já tinha visto essa noticia quando lá estava… mas atenção!… os cidadãos Suecos ficam isentos de o fazer o os outros só para quem tenha acima de 18 anos ( vou repetir, dezoito!!!! )… portanto qualquer cidadão Sueco, tem o direito de regressar ao seu País em qualquer circunstância, sem ser obrigado a nenhum procedimento que não seja da sua própria vontade… “descubram as diferenças “… 

Like
Comment
Share