CORVO E PORTOS DOS AÇORES PERDULÁRIOS

Coisas do rei
200.000€ para transportar contentores para onde???
250 metros??
— é para rir…
-…

See more
+2
Porto da Casa, na ilha do Corvo, vê reforçada a capacidade operacional, com camião ‘sideloader’
A Portos dos Açores, S.A., empresa gestora do Porto da Casa, na ilha do Corvo, passou a dispor este mês de um camião com equipamento ‘sideloader’/’sidelifter’ incorporado, que lhe permite fazer a carga, transporte e descarga de contentores a partir daquela infraestrutura portuária, o que potencia a sua capacidade operacional e de segurança.
Este veículo pesado, após chegada à ilha, no início de maio, e na sequência de um breve período de formação dos respetivos operadores, encontra-se agora totalmente disponível, para servir a comunidade local, facilitando, com relativa rapidez, os movimentos necessários de contentores, a partir do terrapleno portuário, em serviço normal ou em situações de emergência (mau tempo), quando se verifique ali a possibilidade de galgamentos pelo mar.
Este equipamento permite o carregamento e transporte de contentores de 20 pés (6 metros), um de cada vez, ou dois contentores de 10 pés, em simultâneo, bem como de ‘flats’ e respetiva carga, apresentando uma capacidade de elevação dos contentores maiores, de 20 pés, até 30 toneladas de peso bruto.
O ‘sideloader’ irá, ainda, assegurar o devido encaminhamento, processamento, reciclagem e valorização de resíduos, acumulados no Centro de Processamento de Resíduos da ilha, garantindo deste modo, uma real e melhorada resposta ambiental, através da remoção e separação definitiva destes resíduos, permitindo à ilha do Corvo “respirar de alívio ambiental”, pela primeira vez, em muitos anos.
Este camião importou num investimento de € 189.750,00 euros, promovido pelo Governo Regional dos Açores, sendo agora utilizado pela Portos dos Açores, S.A. e passando a estar integrado no património desta administração portuária, com o que se garantem mais-valias evidentes no funcionamento do porto da mais pequena ilha do arquipélago e com franca melhoria dos serviços disponíveis para toda a comunidade local.
O ‘sideloader’ – também conhecido como ‘sidelifter’, reboque de carga/descarga automatizada ou ‘swinglift’ – oferece uma maneira versátil de manusear, com segurança, contentores de mercadoria e outras cargas desde/para outros reboques, camiões ou diretamente no nível do solo, com eficiência e brevidade, para posterior consolidação ou desconsolidação. Este tipo de equipamento pode operar com mão de obra mínima e sem nenhum equipamento adicional, minimizando o tempo de espera.
📄– PA, SA
📷– PA, SA/Corvo
3 comments
Like

Comment
Send