conversas pandémicas

é (): á
. – …
Veja-se uma comparação entre a situação pandémica, no dia 30.11.2020 e no dia 30.11.2021.
Situação pandémica em 30 de Novembro de 2020:
⏺️ cobertura vacinal: 0%
⏺️ variante em circulação: tipo selvagem
⏺️ incidência = 138
⏺️ 3925 pacientes em cuidados intensivos
⏺️ 305 mortos (média de 7 dias)
Situação pandémica em 30 de Novembro de 2021:
⏺️ cobertura vacinal: 71%
⏺️ variante em circulação: Delta
⏺️ incidência = 452
⏺️ 4636 pacientes em cuidados intensivos
⏺️ 273 mortos (média de 7 dias)
. Ú Ó
Uma análise do IE Molinari demonstra que í , , .
A SAÚDE PÚBLICA constrói riqueza económica, desde sempre. Os dados são de 24 países da OCDE, que publicaram os dados do PIB do 3o quadrimestre de 2021.
.
A variante Omicron do Sarscov2 alarmou, por estes dias, os cientistas devido ao grande número de mutações genéticas que carrega – cerca de 50, incluindo pelo menos 26 que são exclusivas desta variante. Porém, mais mutações não significa necessariamente que variante “seja pior”: por vezes as mutações funcionam em sinergia, para tornar o vírus mais assustador; mas, também podem anular-se mutuamente. A grande dúvida, neste momento, em todo o mundo, é perceber se as vacinas actuais funcionarão contra esta variante Omicron.
A variante Omicron tem, em particular, uma mutação chamada N501Y, que permite que o vírus se ligue às células humanas com mais firmeza. Esta mutação também estava presente na variante Alfa, e estava ligada à sua contagiosidade. No entanto, sabemos que a variante Delta, que não tem essa mutação específica, é mais transmissível do que a Alpha. Isto porque a Delta tem outras mutações que aumentam a sua transmissibilidade.
A contagiosidade de uma variante depende de quão bem o vírus se liga aos receptores nas células humanas, mas também da estabilidade do vírus nas vias aéreas, onde ele se replica, e quanto é exalado.
çõ, çã à é . Como a variante vai actuar no organismo humano exigirá estudos, que estão em curso em todo o mundo
, á, ó é , í , ã , .
Gauteng é uma província no norte da África do Sul, que tem a maior parte do território definido por 2 das maiores cidades do país: Pretória, a capital nacional, e Joanesburgo. Analisando a actualização dos dados de casos de COVID19 em Gauteng, verificamos que a média passou os 2000, ontem. á- çã í ê . ú é , ; .
. á ç í
ã , , ã ã , . – ã . O governo federal permitiu um curto período de transição para viajantes não vacinados, que pudessem embarcar, desde que apresentassem um teste COVID-19 molecular negativo, feito 72 horas antes da viagem.
O novo requisito rigoroso entra em vigor em reacção ao surgimento da nova variante Omicron, que levou também ao fecho de fronteiras e a uma triagem mais apertada, em todo o Canadá.
. é ó,
é çã ó – . á . .
Esta medida será aplicada a partir de 16 de Janeiro. Os gregos com mais de 60 anos que não foram vacinados devem, até 16 de janeiro, marcar uma consulta para a sua primeira dose, ou enfrentarão uma multa de 100 euros, todos os meses.
á ê, ã á , , , á, .
Na Grécia, com uma população de cerca de 11 milhões de pessoas, a taxa de vacinação situa-se nos 63%.
. ª
Estamos na 5ª vaga. Com uns “bichinhos novos” que, como sempre, conheceremos melhor com o tempo. É tempo de nos cuidarmos. Ontem, hoje e sempre.
. -.
Tome a 1ª, a 2ª, a 3ª dose da vacina anti-sarscov2.
Acredite que os médicos e cientistas estudaram muitos anos, e sabem o que é melhor para a saúde.
E, obviamente, sabem muito mais do que alguém que elabora as suas opiniões sobre vacinas enquanto vê uns vídeos no YouTube, sentado na sanita.
. – á : á , .
. ú, “ ” , ç.
. – õ í. E mantenha os máximos cuidados.
Sobretudo quando contactar com a avó de 90 anos. Ou na proximidade do sobrinho de 8 anos, que “anda constipado há 1 semana”, mas que não pode usar máscara, ou fazer teste, porque o menino é “muito sensível a essas coisas”.
. ó. . Tenha purificadores de ar HEPA em espaços interiores.
Mario Freitas, é () ú ú ú
(Diário dos Açores de 03/12/2021
Visit the COVID-19 Information Centre for vaccine resources.
Get Vaccine Info