como no sri lanka a agricultura biológica açoriana pode ser a ruína

Nos Açores o modo de produção biológico até pode acrescentar algum valor em termos de marketing à produção regional. Mas só aos produtos que possam tolerar bem o transporte e, consequentemente, com elevado valor acrescentado. Como vinhos, queijo ou carne congelada.
Ninguém vai comprar alfaces murchas só porque são produzidas nas Flores e são “biológicas” quando podem comprar alfaces, igualmente “biológicas” e a metade do preço produzidas industrialmente na França… Mesmo que o sistema de transporte de carga que (não) existe actualmente venha a ser substancialmente melhorado vai existir sempre uma barreira de tempo e custo que é simplesmente impossível de evitar.
O outro lado da moeda é que todos estes produtos vão necessariamente ter preços de comercialização que os vão pôr completamente fora do alcance da maioria da população açoriana… O aumento das importações de produtos alimentares de baixo custo será uma das consequências expectáveis e se de facto de persistir em impor o modo de produção biológico a toda a produção regional um considerável aumento dos preços de todos os produtos agrícolas de consumo diário, que já são demasiado elevados, é inevitável.
Sri Lanka’s Plunge Into Organic Farming Brings Disaster
NYTIMES.COM
Sri Lanka’s Plunge Into Organic Farming Brings Disaster
The economically troubled country banned chemical fertilizers without preparing farmers, prompting a surge in food prices and worries about shortages.
1
Like

 

Comment
Share