como não vai a cultura nos açores

Views: 0

APOIOS RJAAC 2023:
Hoje, 30 de Novembro de 2023, a Associação de Juventude Viola da Terra continua sem receber por parte da DRAC a verba aprovada em 2023 referentes às candidaturas RJAAC de Outubro de 2022!
Um valor que anda pelos 3.800€ para 4 actividades a desenvolver, incluindo edições.
A pouca verba a receber, pela limitação de 30% no máximo definida pela SREAC, sem qualquer tipo de fundamentação legal, continua a não ser processada. Os eventos (excepto um), todos concretizados, relatórios enviados dentro do prazo e todos aprovados pela DRAC, exigem o envio de relatório de execução e relatório financeiro com as facturas e comprovativos de pagamento.
A última informação oficial sobre esse assunto foi recebida a 28 de Setembro de 2023 nos seguintes termos: “o seu apoio foi processado a 26/09/2023 e aguarda as devidas autorizações por parte da Direção Regional do Tesouro para o respetivo pagamento.”
Os eventos concretizados e pagos! Sendo uma Associação sem fins lucrativos, são os elementos da Associação a avançar com as verbas, a financiar a mesma, que, por sua vez, é que financia a SREAC e a DRAC!
Para além disso, as candidaturas de abril aos cursos extraescolares para ano lectivo 2023/2024 sem respostas. Contratos e respostas por receber. Ou seja, vai-se candidatar o quê, a Património Imaterial, quando nem se incentiva o seu ensino e a sua perpetuação, nem se dá as condições mínimas para a manutenção das actividades a desenvolver. Nem estamos a falar de crescer!
A Cultura tem sido feita, mas pelo investimento das pessoas e das entidades.
O sentimento de abandono referido em diversas declarações à RTP Açores, nos eventos concretizados este ano, por parte do responsável pela Associação, não reflectem minimamente a realidade que estamos a viver. Mais do que abandono, é um autêntico desprezo, negligência e completa demissão de responsabilidades.
Merecemos muito melhor.
Associação de Juventude Viola da Terra.
O responsável
Rafael Carvalho
30 de Novembro de 2023, ano da graça do ano do sector cultural enjeitado.
2 comments
1 share
Like

Comment
Share
View more comments
Maria de Deus

Vergonhoso, como vai a cultura nos Açores 😞