cidade do Maranhão corre risco de desaparecer por causa de crateras

Views: 0

May be an image of outdoors

Vídeo de drone mostra cidade do Maranhão que corre risco de desaparecer por causa de crateras
mar 29

Buriticupu é a cidade maranhense com a maior concentração de crateras. São 26 buracos gigantes que avançam sobre a cidade e tiram o sono dos moradores.

Imagens de drone (veja acima) mostram que o município do Maranhão corre o risco de desaparecer por causa de crateras. São 26 buracos gigantes que avançam sobre a cidade e tiram o sono dos moradores.

Por meio do vídeo é possível observar várias imagens da cratera que ameaça engolir casas que estão ao seu redor. Durante o período chuvoso a situação só piora na região.

Esses enormes abismos são provocados por um fenômeno geológico chamado de ‘voçoroca’, que acontece em áreas onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo. Com isso, fortes chuvas deixam os terrenos ainda mais suscetíveis a desmoronamentos.

Crateras ameaçam centenas de moradores em Buriticupu, no Maranhão — Foto: Reprodução/Marinho Drones
Cratera engole casas

Nos últimos dez anos, só uma voçoroca engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Parte da Vila Santos Dumont despareceu completamente e as casas que ainda não desabaram, estão próximas aos barrancos e foram abandonadas. A família do serralheiro João Otávio Farias perdeu 14 casas de aluguel.

“Em 2001, meu pai comprou esse terreno, construiu a casa de moradia dele, o local de trabalho dele que era uma marcenaria, ele mexia com madeira e no decorrer do trabalho dele, ele foi comprando um terreno aqui, construindo uma casinha ali e fazer como se fosse aposentadoria dele. Essas casas aqui eram todas alugadas. Chegou um ponto que ninguém alugaria mais por conta do perigo”, diz o serralheiro.

*Com G1

See less