Views: 0
As nossas leituras
N.º 132
Chrys Chrystello lê-nos, com a perfeição de quem sente e ama, um excerto do primeiro volume da trilogia «Relação de bordo», de Cristóvão de Aguiar, o açoriano do mundo que faz das letras o barco onde navega escrevendo o seu diário de bordo, relatando a sua singradura na vida portuguesa — e nas vidas portuguesas.
Neste trecho, o narrador leva-nos para dentro de um cenário psicológico que, apesar dos trinta e três anos que o separam dos nossos dias, nos lembra logo veleidades atuais. “A poesia virou carraça em pelo de cadelinha”, não há dúvida de que a febre da carraça é contagiosa.
Neste mundo tão alucinante como absurdo em que até o comboio transporta o desprezo, eis que chega a saudade, essa “ilha rodeada de ti”, e a própria declamação acompanha a imagem que se busca, porque “o amor não se cansa”.
João Nuno Azambuja
[Biografia: J. Chrys Chrystello nasceu em 1949,. É um cidadão australiano que não só acredita em multiculturalismo, como é disso um exemplo. De 1967 até hoje dedicou-se ao jornalismo (rádio, televisão e imprensa) e desde 1977 à tradução. Tem mais de vinte obras publicadas desde 1972 em poesia, ensaio político e crónicas. Divulgou desde 1985 a descoberta na Austrália de vestígios da chegada dos Portugueses (1521-1525, mais de 250 anos antes do capitão Cook) e difundiu a existência de tribos aborígenes falando Crioulo Português (há quatro séculos).
Lecionou Linguística e Estudos Multiculturais a candidatos a tradutores e intérpretes em Sidney, na UTS (Universidade de Tecnologia de Sidney). Foi Assessor de Literatura Portuguesa do Australia Council, na UTS (1999-2005). Foi Mentor dos finalistas de Literatura da ACL (Association for Computational Linguistics, Information Technology Research Institute) da Universidade de Brighton, no Reino Unido (2000-2012). Foi Revisor (Translation Studies Department) da Universidade de Helsínquia (2005-2012). Foi Consultor do Programa REMA, da Universidade dos Açores (2008 a 2012). É Académico (Correspondente da AGLP (Academia Galega da Língua Portuguesa). É também Editor dos Cadernos (de Estudos) Açorianos da AICL, publicação online. Preside, desde 2010, à Direção da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia. Desde 2001-2002 organiza os Colóquios da Lusofonia (trinta edições, duas ao ano) que editaram várias antologias de autores açorianos contemporâneos, muitos deles traduzidos por si para inglês. Em 2019 foi nomeado Vice-Presidente de PPdM para a Oceânia do Movimento Poetas do Mundo e nomeado membro do Pen International (Açores).]
Iniciativa com o apoio institucional da UCCLA.
0:29 / 2:53
Like
Comment
Share