Views: 0
DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A REFLEXÃO
No dia 3 de junho condições climáticas extremas, nomeadamente precipitação intensa e muito localizada, provocaram três ocorrências nas freguesias de Matriz e Ribeirinha do concelho de Ribeira Grande.
A cheia mais mediática foi “provocada” pelo entupimento do aqueduto que consta da imagem. Localizado no tecido urbano da cidade, mais precisamente, no entroncamento/rotunda do Caminho da Tondela, Rua das Freiras e Rua Nova. Esta obra de arte foi “recentemente” intervencionada e está nitidamente subdimensionada para o “caudal de cheia” deste afluente da ribeira da Ribeira Grande
A partir do local onde se localiza esta infraestrutura, basta visualizar meia dúzia de vídeos, publicados nas redes sociais, para acompanhar o percurso das águas até ao mar. Correndo pelas ruas de forma torrencial e paralelamente á própria Ribeira, com passagem pelo Largo Hintze Ribeiro mesmo às portas dos paços do concelho.
Se por um lado é de louvar a rápida intervenção dos serviços municipais de proteção civil e o acompanhamento das famílias desalojadas. Por outro lado, este aqueduto nunca serviu de pano de fundo a qualquer entrevista do edil da Ribeira Grande. Nem houve, nos comunicados de imprensa, qualquer referência ao mesmo. Nem sequer uma chamada de atenção a quem tem o dever de reparar este constrangimento e minimizar o risco que representa este aqueduto.
All reactions:
Chrys Chrystello
Like
Comment
Reels and short videos