CENTUM CELLAS

 

VEJA AQUI O NOSSO FILME https://youtu.be/iWIc4cav_kw

 

 

May be an image of text that says "CONCELHODE BELMONT AUTÁRQUICAS 2021 PRESENTE NO SEU FUTURO CENTRO INTERPRETATIVO DE CENTUM CELLAS INVESTIMENTO € JÁ EM DE 570 MIL EXECUÇÃO património do nosso Concelho é nossa maior e mais valiosa herança" Antinio Rocha"
PRESENTE no seu futuro
CENTRO INTERPRETATIVO DE CENTUM CELLAS
Cerca de 570 mil euros é o investimento a realizar no enigmático e singular monumento nacional da Torre de Centum Celllas. Este investimento visa a execução de escavações arqueológicas já a decorrer, com a consolidação e conservação da Torre e a instalação de um Centro Interpretativo, onde estão expostas as várias teorias sobre a função daquele monumento histórico, desde as teorias dos historiadores e exploradores do início do século XX, até aos investigadores da atualidade.
Uns afirmam que se trata de uma ‘villa’ romana, outros o ‘forum’ da cidade do Município de ‘Lancia Opidana’ e a mais recente, que afirma tratar-se de uma ‘vicus’ de um abastado cidadão romano, que vindo de outras paragens da Ibéria, ali se instalou para explorar as terras adjacentes, ricas do ponto de vista agrícola e exploração mineral.
À volta da Torre terá crescido uma aldeia, e já na Idade Média foi repovoada com a atribuição de um Foral em 1194, por D. Pedro Soares, Bispo de Coimbra e confirmado pelo Rei D. Sancho I. Utilizada como atalaia, durante a Reconquista e na defesa das guerras com Castela, nos primeiros tempos do reino de Portugal, teve a mesma utilização durante as
quezílias que se instalaram entre os Bispos de Coimbra e da Guarda, pelo poder espiritual.
Podemos mesmo considerar Centum Cellas como a génese do atual do Concelho de Belmonte, que veio receber Foral atribuído pelo Rei D. Sancho I, em 1199, continuando, no entanto, estas terras a serem da posse do Bispo de Coimbra, até finais do século XIII.
1 comment
Like

Comment
Share
1 comment