Views: 0
deve faltar ainda o formulário 2020/nxz00099 e o requerimento (felizmente já não há papel selado) endereçado a umas dez entidades diferentes e depois o senhor (infetado ou não) há de chegar sem quarentena alguma….
MEMBERS
SUGGESTED MEMBERS
SUGGESTED MEMBERS
DESCRIPTION
DESCRIPTION
Consciente da realidade emergente das novas plataformas… See more
GROUP TYPE
GROUP TYPE
General

Relacionamento Maduro Namoro e Amizades!!!!!! 1,339,059 members | plusJoin group |

![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Grupo de Apoio ao Governo Regional para o encerram… 48 friends · 8,086 members |

Compras e Vendas Açores 4,525 members | plusJoin group |

WWE MONDAY NIGHT RAW 2,308,958 members | plusJoin group |

![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Jornal Açores 9 128 friends · 3,829 members |
News Feed
Testemunho de uma esposa
Carta Aberta
Exmº Sr. Presidente da Republica;
Exmº Sr. Primeiro Ministro;
Exmª Sra. Directora Geral da Saúde;
Exmª Sra. Ministra da Saúde;
Exmº Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores;
Exmª Secretária Regional da Saúde;
Exmº Sr Director Regional da Saúde;
Exmºs Srs. Membros do Conselho de administração da TAP;
Entristece-me muito, de facto, ter de escrever esta carta para colocar nas redes sociais.
No passado dia 18 de Março 2020, o meu marido tinha viagem marcada para vir aos Açores de férias, pois está a trabalhar na Bélgica a relativamente pouco tempo.
Eu, como profissional de saúde que sou, sabendo que a vida dele lá era apenas casa-trabalho e trabalho-casa, com excepção do Sábado, dia em que faziam as compras para casa, e sabendo que ele tomava todas as providencias recomendadas pela DGS para não contrair o Coronavirus, e que a Bélgica, pelo menos nessa altura, não constava dos países dos critérios epidemiológicos (que eu tivesse conhecimento), e além disso que ele não apresentava qualquer sintoma, disse-lhe que achava melhor ele ficar lá- não vir de férias nesta altura, deixar as coisas acalmarem. E assim foi,
Entretanto acontece que a empresa dele, como muitas, fechou e mandou-os para casa, e foram todos, sendo que apenas o meu marido e um outro colega eram aqui de São Miguel.
E eis que vieram de Bruxelas para Lisboa ontem á noite.
Toca a preparar tudo no andar de cima da minha casa para ele ficar de Quarentena (pensávamos nós!)
Á chegada a Lisboa nada de triagem (contávamos que existisse a possibilidade de fazer a Quarentena em Lisboa), o que o deixou a todos muito surpreendidos…
Pediram-lhes, apenas, o impresso de triagem do covid-19 já impresso em papel. Como fui eu que preenchi os referidos no nome de ambos, sabia que não dava para imprimir (foram eles próprios que forneceram o nome da pagina para preencher os inquéritos), dava apenas para “submeter”.Tentamos de várias maneiras e nunca consegui imprimir nada.
Nesse entretanto, vai a rua fumar um cigarro, cerca das 00.30h (hora de Lisboa), mais coisa, menos coisa, existindo então uma “Alma iluminada” que os pôs na rua, vedando-lhes a entrada no aeroporto, ao relento, sem terem sequer onde dormir, coisa que nem se faz aos animais.
Acrescentou, ainda, que se deviam dirigir-se ao aeroporto apenas três horas antes da viagem.
Na rua nada de Taxi’s. Sempre a andar a pé com frio e com as malas as costas… Tudo fechado. Para comer só encontraram uma bomba de gasolina aberta… Andaram, andaram, até finalmente encontrarem um sítio que os aceitou para pernoita…
Se era para estarem de quarentena, que quarentena é esta????
Hoje chegam ao aeroporto e foi novamente a mesma “festa” por causa do referido impresso, e não os deixam embarcar para vir para São Miguel.
Vou ao email e recebo o seguinte, que passo a copiar:
Inquérito COVID-19 – 5E79EFF092A63
N
no-reply@covid19-azores.com
ter, 24/03/2020 10:33
• Idaval_1@msn.com
Caro(a) Vitor Esteves,
O seu inquérito foi submetido com o número de registo 5E79EFF092A63
Os dados pessoais recolhidos no presente questionário têm como finalidade a prevenção do surto de COVID-19.
Aguarde a respetiva validação, a qual é necessária para iniciar a sua viagem.
Atenciosamente,
Autoridade de Saúde da Região Autónoma dos Açores
Contacte-nos
808 24 60 24
Linha Saúde Açores
Liguei, então, para a linha de Saúde Açores, e o colega conferencia com alguém, que desconheço que é, e diz-me que a TAP não pode fazer isso, pois a triagem e o inquérito são feitos cá, á chegada aos Açores.
Era essa a ideia que eu tinha também.
Além de tudo isto, a TAP ainda lhe pedia mais dinheiro para remarcarem passagens, quando soubessem afinal em que situação estavam Quarentena? Não é de certeza.
A linha de Saúde Açores deu-me a indicação para falar com o Delegado de Saúde de cá- Ponta Delgada a expor a situação, pois apenas ele poderia agilizar as coisas com a TAP.
Ligo para a Delegação de Saúde de cá, e a secretária pediu-me para expor a situação a ela própria primeiro, porque o Sr. Delegado de Saúde não estava (compreendo, nesta época que vivemos).
Depois de me ouvir, diz-me que é a Delegação de Saúde de Lisboa que tem de resolver isso!
Estou muito confusa.
Entretanto o meu marido havia telefonado para a linha de Saúde Açores para assuntos não médicos, a expor a situação.
Recebo um telefonema de tarde de uma Sra., que se identificou, mas não me recordo o nome agora, a dizer que o Governo Regional dos Açores estava a fazer tudo o que estava ao seu alcance para resolver a situação dele, e de outros, referindo existirem mais pessoas na mesma situação, e que o meu marido seria contactado por uma Técnica Superior de Serviço Social (profissão que admiro muito, sinceramente).
E de facto foi, mas a primeira questão que ela lhe colocou foi se estava a trabalhar na Bélgica, porque é que necessitava de ajuda. Ele simplesmente respondeu que não lhe competia a ele resolver toda esta situação.
Resultado: esta numa pensão de momento (BELA QUARENTENA!!!), a pagar todas as despesas do seu bolso, bem como o seu colega, e até agora (19h), ninguém nos disse mais nada, com excepção da comunicação social, RTP AÇORES, que eu contactei, e que ligaram ao meu marido a colocar questões.
Não sabemos como vai ser o dia de amanhã, e agora, de facto, percebo porque esta pandemia se propaga tão rápido.
Estamos a aguardar que alguém nos diga alguma coisa.
Não posso deixar de dizer que entendemos perfeitamente que estamos a viver um momento muito difícil a nível mundial, que nunca vivemos antes, e que é natural que as coisas as vezes falhem, mas sinto que o meu marido foi tratado como lixo, o que me deixa indignada, ainda para mais sendo eu uma profissional de saúde.
Não posso aqui deixar de agradecer a todos aqueles, que de uma forma ou de outra, nos demonstraram o seu apoio: muito obrigada!
É assim que este Pais, outrora tão nobre, trata seres humanos numa época de Pandemia.