Campanha SOS Cagarro.

Campanha SOS Cagarro.
O cagarro (Calonectris borealis) é uma ave marinha que viaja para o arquipélago dos Açores para se reproduzir entre Março e Novembro, englobando cerca de 75% da população mundial. Em Abril, cada casal gera um único ovo do qual nasce uma pequena cria em Julho. Chegando a Outubro-Novembro, as crias de cagarro já grandes começam a sair dos ninhos, aventurando-se nos primeiros voos para se juntarem aos pais no mar, que preparam a viagem de regresso para o hemisfério sul onde passam o inverno. No entanto, estes novos cagarros são ainda inexperientes, e muitas vezes caem em terra durante a noite, ofuscados e desorientados pelas luzes brilhantes das ruas, dos edifícios e dos portos à beira-mar.
A CAMPANHA
A Campanha SOS Cagarro tem como objectivo patrulhar locais críticos de quedas durante a noite e recolher os cagarros caídos, que desorientados podem colidir contra obstáculos e ficar incapacitados para levantar voo novamente com sucesso. Desta forma, evitamos que estes cagarros fiquem nas ruas e estradas, vulneráveis à predação ou atropelamento. Na manhã seguinte são libertados novamente, para poderem regressar ao mar em segurança.
Ao participares nesta campanha, estás a salvar cagarros que de outra forma poderiam nunca chegar ao mar, e a contribuir para que esta espécie tão emblemática continue a visitar o nosso arquipélago!
AZORES.GOV.PT
www.azores.gov.pt