BURCAS PORTUGUESAS, COCAS

Views: 0

Pode ser uma imagem a preto e branco de uma ou mais pessoas e pessoas em pé
Já tinha ouvido falar de côcas? Afinal tão perto das burkas…
“Actualmente o negro das Côcas já não contrasta com as velhas casas caiadas de branco, mas não há muito tempo era usado pela maioria das damas abastadas do Alentejo. Tais vestes foram, até há bem pouco tempo, memoráveis guardiãs da longa permanência e forte ligação cultural entre o aquém e o além mar em África.
Avistada no início do século XIX em localidades tão distintas quanto distantes como Évora e São Paulo, a côca foi utilizada como indumentária de casamento na segunda metade do século XIX, caindo rapidamente em desuso enquanto tal, para passar a ser uma moda entre as mulheres aristocratas ou da alta burguesia quando estas saíam à rua para assistir a actos religiosos ou nas visitas, tão habituais nestas classes sociais, até princípios do XX.
Fixados com alfinetes a uma espécie de capa curta, estes mantos eram cobertos por um longo véu de renda que caía do alto da cabeça sobre as costas ou sobre a cara. O traje era completado por uma saia lisa de Merino.
José Leite de Vasconcellos observa que este seria o «trajo clássico de se ir à festa do Sacramento, que durava de quinta-feira do Corpo de Deus até à segunda-feira seguinte». O célebre investigador apresenta uma testemunha ocular que, entre os anos de 1862 e 1866, terá visto as mulheres assim “emcôcadas”, e explica que este processo só era possível mediante a utilização de «um papelão curvo que encobria a cabeça, como as mantilhas de Mondim, coberto de preto e com pano nas costas».”
Cortesia de Eduardo Alves Marques)
1 comment
Like

Comment
Share
1 comment
  • Dario Gaiola

    Ora bem, no meu tempo dos Salesianos a bancada VIP da capela, era frequentada pela high society do Estoril em que as senhoras eram em maior número, não usavam côcas, mas tapavam a cara e a cabeça com véus enormes.
    • Like

    • Reply
    • 1 m
    • Edited