BOLIEIRO A PUXAR DOS GALÕES

Views: 0

O puxar dos galões
Os anteriores governos açorianos nunca se dedicaram ao assunto de forma abnegada e, talvez por isso, não alcançaram a real importância de baixar de forma significativa os preços das viagens aéreas interilhas. Nunca se dedicaram a resolver o incompreensível paradoxo de ser mais barato viajar para o continente do que entre as ilhas.
Uma ideia apresentada e defendida pelo PSD-A durante a campanha eleitoral, posteriormente vertida no programa de governo dos sociais-democratas e em vigor desde o passado dia 1 de junho.
Quem deve ter engolido em seco perante a “ousadia estratégica de José M. Bolieiro foi Vasco Cordeiro que, no frente a frente eleitoral com o líder do PSD-A na RTP regional, não teve pejo em afirmar que a proposta dos sociais-democratas estava mal estudada ou mal pensada.
Mas o que ganham os açorianos com tarifas a 60 euros nos voos interilhas? Ganham mobilidade potencial e, por via disso, a Região reforça a sua coesão territorial; ganha a economia regional, a começar pelo setor do turismo e setores conexos, como ganham todos os que viajam por necessidade dentro do arquipélago. Não querer entender da justeza desta medida é não perceber a realidade arquipelágica e o isolamento a que estão votadas as ilhas, sobretudo as mais pequenas.
Coloca-se agora a razoabilidade das contas feitas por este governo e da capacidade dos cofres da região para suportarem o esforço financeiro exigido que poderá ser maior do que inicialmente previsto, caso a Tarifa Açores venha a ter o sucesso que os primeiros números fazem adivinhar. Até ver, esta foi uma aposta ganha pelo novo governo e que deixa o PS a fazer contas à vida.
Esta foi uma semana particularmente favorável ao governo regional que viu a República autorizar o reforço de vacinas para os Açores e a vinda de uma equipa do exército chefiada pelo homem forte da task force nacional, o vice-almirante Gouveia e Melo.
E Bolieiro não fez por menos, agendou uma conferência de imprensa em São Miguel onde puxou dos galões de líder do governo para anunciar aos açorianos que espera ter 70 % da população vacinada até ao final de julho e, como tal, garantir a imunidade de grupo nos Açores.
Um objetivo ambicioso que, se for cumprido, significará um claro reforço do papel de José Manuel Bolieiro e da sua capacidade em assumir compromissos e fazer pontes diplomáticas. Se falhar, a oposição, e o PS em particular, irá pedir contas ao governo. Aguardemos.
(Paulo Simões – Açoriano Oriental de 06/06/2021)
May be a black-and-white image of 1 person, beard and indoor
Duarte Melo, Afonso Quental and 40 others
1 comment
7 shares
Like

Comment
Share

Mais artigos