Views: 0
HÁ MAIS DE UMA DÉCADA QUE NAS MINHAS CRONICAS (CHRONICAÇORES EM https://www.lusofonias.net/mais/as-ana-chronicas-acorianas.html VENHO ALERTANDO, AGORA PODE SER TARDE
CHRYS C
AUTO-SUSTENTABIDADE AÇORIANA
Com a crise que se avizinha e devido às consequências emergentes do confronto de guerra da Rússia contra a Ucrânia, alguns bens fundamentais, provavelmente, poderão vir a faltar e a subir de preço…
Já de há muito que, pessoalmente, levanto a questão que tão somente a “monocultura” da vaca e do leite, não serão o suficiente para a o desenvolvimento sustentável da nossa economia regional.
Veja-se o que se passa com o sector do leite!
A R.A.A. tem de dedicar-se enquanto é tempo, a outro tipo de produção para não depender completamente do exterior.
Creio que o milho, trigo, cevada, centeio como cereais ajudariam, também, a sustentabilidade do arquipélago.
Tantos outros produtos de horto-fruticultura que poderiam ser melhor desenvolvidos e aproveitados!
Quanto à política de pescas no mar dos Açores, a nossa frota é irrisória para as nossas potencialidades e necessidades.
Não se admite a existência da falta de peixe no nosso mercado e com isso, o preço praticado, seja exorbitante para as capacidades financeiras dos ilhéus.
Temos 9 ilhas, pois há que aproveitar as suas potencialidades.
Outra questão é a produção de energia eléctrica.
A geotermia na zona da Ribeira Grande, associada à possibilidade de podermos vir a ter uma boa energia eólica, solar e até mesmo a proveniente das ondas do mar creio que seria muito importante essa aposta e desenvolvimento para os açorianos…
Então porque não sentirmos um certo alívio no nosso “bolso” em algo que possamos vir a produzir e ser até, gerador de mais emprego?
Produza-se mais energia eléctrica com abertura de mais poços geotérmicos, invista-se em geradores eólicos, de marés e em painéis solares, pois temos todos os ingredientes necessários.
Precisamos é de “cabeças mais pensantes” e empreendorismo.
Poderíamos ser mais auto-suficientes, sem dúvida!
Na Islândia por exemplo, 80% da energia eléctrica é produzida pela geotermia.
Aplique-se então, racionalmente, a chegada da “BAZUCA” mas em algo, também, produtivo, senão voam depressa os milhões de euros e a seguir a torneira será fechada…
11-03-2022
L. F.
* cidadão pró-activo.
1 share
Like
Comment
Share