Views: 0
As vantagens evolutivas de ser diferente
- William Park
- BBC Future*
![Uma modelo na Melbourne Fashion Week, na Austrália, em setembro de 2018](https://i0.wp.com/ichef.bbci.co.uk/news/640/cpsprodpb/D070/production/_118806335_gettyimages-1026129148.jpg?resize=976%2C549&ssl=1)
CRÉDITO,GETTY IMAGES
Recostada na espreguiçadeira, com um leque de penas de pavão na mão, a modelo lança um olhar por cima do ombro para o artista. É o início do século 19, e Jean Auguste Dominique Ingres está pintando La Grande Odalisque, pintura a óleo de uma camareira turca nua.
O pintor capturou seu charme, mas algo não parece certo. Quando apresentada ao público, a obra foi duramente criticada: a mulher tem as costas estranhamente longas, e seu corpo aponta em direções opostas.
Uma análise realizada em 2004 por médicos franceses, incluindo um especialista em dor vertebral, sugere que não apenas seria impossível para a modelo contorcer o corpo dessa forma, como ela precisaria de cinco vértebras lombares extras para que suas costas parecessem tão longas quanto no quadro.
A arte romântica dessa época está repleta de mulheres nuas, de costas para o observador, com cinturas minúsculas e quadris largos.
Um corpo em forma de ampulheta era considerado o ápice da beleza.