Views: 0
O Governo quer que seja já no próximo ano letivo que os estudantes do ensino profissional possam entrar no Ensino Superior.
Source: Aprovado! Alunos do Profissional sem exames nacionais no acesso ao Superior
Views: 0
O Governo quer que seja já no próximo ano letivo que os estudantes do ensino profissional possam entrar no Ensino Superior.
Source: Aprovado! Alunos do Profissional sem exames nacionais no acesso ao Superior
Comentários
Um comentário a “Aprovado! Alunos do Profissional sem exames nacionais no acesso ao Superior”
Quando a Sra Dra Maria Lourdes Rodrigues geriu a pasta da educação , foi o réquiem anunciado do ensino e a, má qualidade do “ensino dito profissional “.
Leccionei também nesse dito “ensino profissional”.Quando chegou o início do ano, ainda não havia programas .Reunimo-nos e estudamos com o intuito de não defraudar as espectativas dos alunos.
Qual era a” finalidade”?Arrumar os alunos que tinham dificuldade de aprendizagem por motivos diferentes, pessoais ou familiares,obrigados a permanecer nas escolas até aos 19 anos,coincidentes na maioria com os que passaram com 8 disciplinas negativas, desde que os C. de Turma votassem pela transição. Nao estou a menosprezar os cursos profissionais mas não podem ter acesso aos cursos superiores em pé de igualdade .Programas, objectivos e exigencias incomparaveis.
Os cursos profissionais,no conceito normal desse ensino .fazem muita falta ao País, o que conprovamos diariaente. “Agora, Doutores são muitos mas Senhores poucos “.Quando o meu marido, medico e chefe de serviço no IPO de Lisboa, se reformou necessitou recorrer à dermatologia no mesmo IPO.. Chamavam-no Sr. M. M.B.Nem eu nem o meu marido comentamos o ridiculo da situação. No entanto fui submeter-me a exames noutro hospital e a medica, que os realizou, ao ver o meu apelido comentou também o espanto do Pai, também medico e colega do meu marido no mesmo hospital, que estranhava o facto de ser tratado por Senhor A. O meu conselho foi diga ao seu Pai que “medicos há muitos, Senhores poucos! “.
Todos temos de seguir os cursos para os quais temos ” vocação e gosto” , independente do conceito da sociedade.(As medias exigidas para os cursos de medicina são também ridículas. Quem garante que uma media alta faz um bom medico ?! Quem garante a tarimba de profissional competente no saber e na humanidade nosa candidatos do C. de Medicina ?As medias de acesso a medicina?)
Foi uma enorme inconsciencia terminar com os cursos profissionais !
Constactamos que perdemos TODOS com reformas para nivelar os portugueses por baixo. Tenho enorme respeito, saudades pelos meus alunos.Adaptei sempre os programas a cada turma. O ensino nao é uma fabrica de conceber Barbies ou Homens aranha.Os episodios e programas têm de ser adaptados sempre, ano apos ano e ao longo de cada ano,
por vezes até no mesmo periodo.
Adorei leccionar! Até sempre Alunos !
Perdao por me alongar e nao rever o texto. Uma boa sintese é sempre difícil.