Views: 0
Ao ler esta notícia no jornal “Correio dos Açores” de hoje, fico perplexo e triste: “falta de assistentes operacionais, necessidade de mobiliário em condições razoáveis, falta de acesso aos recursos tecnológicos necessários, escassez de material de laboratório em boas condições, falta de obras estruturantes essenciais no edifício (…)”. A tudo isto a Secretaria/Direção Regional da Educação assobia para o lado!!
Pelas manifestações que têm vindo a público é este o retrato da educação nos Açores!
Um Governo que não aposta na educação dos seus jovens está a construir uma sociedade pobre e pedinte, está a arruinar o futuro da nossa Região!!
Tenham tino!
- Preocupante!
- Like
- Reply
- 4 d
- Sr. César, se fosse em outra ilha já estava resolvido. Como é São Miguel, siga. Até o Exmo. Sr. Deputado eleito por São Miguel, e lider do CHEGA está mais preocupado com o que diz uma professora em São Jorge numa sala de aulas do que em resolver os problemas gravíssimos que as escolas estão a ter por claro inoperância deste governo, comandado pela Terceira. Enfim, é o que temos.
5
- Like
- Reply
- 4 d
- E isto numa escola com milhares de alunos.
- Like
- Reply
- 4 d
- Já no meu tempo de liceu (anos 70), isso era uma espelunca sem um mínimo de condições. O põe-se o governo a fazer escolas de ricaços na Horta (Escola do Mar), Escola Secundária de Rabo de Peixe, das Capelas, do Arrifes, enfim uma falta de critérios vergonhosa!
4
- Like
- Reply
- 4 d
- O actual Governo Regional (PSD-CDS-PPM) tem descurado a conservação do velho e histórico edifício da Escola Secundária Antero de Quental, tal como o anterior Governo Regional (PS) também o fez, lamentavelmente. Gastaram milhões de euros na faraónica Casa da Autonomia, mesmo ao lado, que, afinal, não se percebe para que serve. O Palácio da Conceição carecia de obras, mas exageraram nos requisitos. Quando se gasta muito num lado falta no outro. Foi o que aconteceu. De qualquer modo, o actual Governo Regional é que está em funções, quis estar em funções e tem nas suas funções a obrigação de zelar pelo património público, como é o caso da Escola Secundária Antero de Quental, antigo Liceu de tão boas e nobres tradições.
5
- Like
- Reply
- 4 d
- Quando deixei o ensino Superior para vir leccionar no Secundário, no Nordeste, a Escola não tinha laboratórios nem os materiais necessários à realização das experiências exigidas pelos programas. Havia apenas uma estante com uns velhos frascos de reagentes, muitos dos quais sem identificação sequer. Apesar da boa vontade do Conselho executivo de então, que adquiriu algum material, eu tive de leccionar disciplinas como Ciências Físico-Químicas (e pior: Técnicas Laboratoriais de Química, e Técnicas Laboratoriais de Física, disciplinas aliás interessantíssimas) nestas tristes condições, ou seja de uma forma praticamente só teórica; fiz o que pude, mas sempre com a sensação de estar a pactuar com uma farsa montada pelos nossos governos, que criam as escolas e as disciplinas sem as dotarem das condições necessárias à sua realização. Só fogo de vista. Bem pouco terão aprendido os coitados dos meus alunos, apesar da boa vontade que todos mostravam…
4
- Like
- Reply
- 4 d
- Edited
- Maria Antónia Fraga Infelizmente, a realidade de hoje é esta!… Valha-nos o profissionalismo do professor!!
4
- Like
- Reply
- 4 d
- Minha filha vai nela,e a frase é para o bolo do orçamento regional e a distribuição das suas fatias…
- Like
- Reply
- 4 d
- Certo.
2
- Like
- Reply
- 4 d
- Na Saúde e na Educação, quem manda é a Terceira, que desconhece completamente a realidade de São Miguel.Será preciso fazer um desenho?ACORDA SÃO MIGUEL!!
3
- Like
- Reply
- 4 d
- É realmente muito triste! É na saúde… É na educação… É em tudo!! Como vai ser o nosso futuro e dos nossos filhos e netos??? É preocupante
- Like
- Reply
- 4 d
- Uma vergonha e uma escandalosa falta de critérios e equidade gritantes. Para além da principal função -formação dos nossos jovens- está em causa um rico património. Um país/região/ilha que descura a educação, não tem futuro.
- Like
- Reply
- 3 d
- Lamentável.
- Like
- Reply
- 3 d
- Como se deixa chegar a este estado a mais antiga e histórica escola secundária de S. Miguel? Os sucessivos governos têm esquecido este estabelecimento de ensino e até a Presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada que recentemente visitou esta escola na comemoração dos seus 170 anos, teve a coragem de gastar milhares de euros na Candidatura a Capital Europeia da Cultura quando não parece preocupar-se com a educação/cultura dos nossos jovens e com o nosso património. Vai gastar 3 milhões de euros a levantar pedras de calçada no centro da cidade, que estavam em ótimas condições, havendo alunos que nem têm uma cadeira decente para se sentar. E tantas outras prioridades haveria.
- Like
- Reply
- 3 d
- Os professores merecem que os 6 anos e tal sejam tidos em conta! O governo já devia ter compensado os professores com a progressão nas carreiras e os vencimentos adequados!! Depois dos Pais os Professores são as pessoas mais importantes no mundo! Por vezes os professores sei mais importantes do que os pais!!! Os nossos governantes desrespeitam o povo causando este caos!!! Os governantes que não respeitam o povo devem ser demitidos !
All reactions:
Tomás Quental, João Mota Vieira and 35 others