Views: 0
Dieter Dellinger:
“O português é falado por 260 milhões de pessoas numa área de quase 10 milhões de km quadrados, superior à da União Europeia, China e EUA.
Angola vai ratificar o Acordo Ortográfico. Viva o português moderno.
“A língua portuguesa é para nós um fator de desenvolvimento, conforme referiu recentemente o Presidente da República, João Lourenço”, disse.
O ministro destacou a necessidade de se analisar a forma a se impulsionar a língua portuguesa ao nível de educação, ensino e das demais políticas dos Estados.
O acordo ortográfico foi assinado para entrar em vigor a 1 de Janeiro de 1994, mediante a sua ratificação por todos os países-membros da CPLP. Porém, tal cenário não aconteceu, pois apenas Portugal, a 23 de Agosto de 1991, e o Brasil, a 18 de Abril de 1995, ratificaram o documento. Foram então assinados dois protocolos modificativos, em ocasiões diferentes.
O primeiro retirou do texto original a data para a sua entrada em vigor; e o segundo, para além de permitir a adesão de Timor-Leste, que acabava de alcançar a Independência, estabeleceu que seria suficiente que três membros da CPLP ratificassem o acordo para que entrasse em vigor.
O último país a ratificar o documento foi Moçambique, em 7 de Junho de 2012, depois de Portugal (1991), Brasil (1995), Cabo Verde (2005), Guiné-Bissau (2009), São Tomé e Príncipe (2006) e Timor-Leste (2009)”.
