AFEGANISTÃO, O OUTRO LADO

Views: 0

O outro lado da história americana sobre o Afeganistão contada por Winslow T. Wheeler.
Winslow T. Wheeler trabalhou por 31 anos no Capitólio para senadores republicanos e democratas e para o Government Accountability Office em questões de segurança nacional e avaliação de programas. Quando deixou o Capitol Hill, trabalhou no Center for Defense Information e no Project On Government Oversight por treze anos.
Ler abaixo o seu texto traduzido
“An Afghanistan Apportionment” AUGUST 18, 2021 que contrasta com as opiniões sonsas de muitos “opinion makers” americanos, incluindo dos habituais da CNN.
Rui Rocha
3 comments
Like

Comment
3 comments
View 2 more comments
  • Rui Rocha

    A razão para o colapso do nosso lado nesta guerra civil de décadas deve ser fácil de ver, a menos que você esteja cego por seu dogma intervencionista, deseje obter uma vantagem política doméstica barata ou como um insider aceito pelos especialistas da mídia americana, como o Max Boot, intervencionista omnipresente do Washington Post.
    É o mesmo tipo de colapso que ocorreu quando o ISIS desmoronou o exército iraquiano treinado e equipado pelos americanos em Mosul em 2014 e, fundamentalmente, quando a catástrofe americana no Vietnam terminou em 1975.
    Outras culturas com suas próprias religiões, tradições, história e – para melhor ou pior – senso de como interagir entre si não querem que os alienígenas interfiram, muito menos imponham sua vontade. Eles nunca o fizeram. Nem nós, nem nunca.
    Se quisermos mudar a forma como outras pessoas lidam com os direitos humanos, as convenções internacionais de justiça e comportamento e questões específicas e importantes como a igualdade de género, precisaremos parar de ouvir aqueles que aconselham a conquista, a dominação e a moralização e que apontam o dedo para bodes expiatórios, certamente não eles próprios, quando o castelo de cartas desmorona. Mais uma vez, o Conselho Editorial do Washington Post forneceu um excelente e típico exemplo da patologia com o seu parecer de 12 de agosto.
    A única maneira de começar a encontrar outro caminho é oferecer, de forma abrangente, refúgio com compaixão e um pouco menos de hipocrisia aos detritos humanos que deixamos no Afeganistão. O líder americano que nos mostrará como fazer isso – com ética, eficácia e sem desculpas – ainda não surgiu. Enquanto esperamos por ele ou ela, ignore o barulho vazio dos políticos, especialistas e conselhos editoriais que iniciaram e possibilitaram o desastre. Eles agora estão ocupados a culpar Biden pelo caos no aeroporto de Cabul – evitando o alvo mais difícil dos planeadores militares, mas desviando mais profundamente a atenção de sua própria responsabilidade moral. (
    An Afghanistan Apportionment
    BY WINSLOW. Counter Punch AUGUST 18, 2021
    • Like

    • Reply
    • 7 h
    • Edited