AFEGANISTÃO, ataque falhado nao trará castigo

AFEGANISTÃO – 10 MORTOS, DOS QUAIS 7 CRIANÇAS
ATAQUE COM DRONE: NENHUM MILITAR SERÁ CASTIGADO
New York Times
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13 de dezembro de 2021
Nenhum dos militares envolvidos num ataque fracassado de drones em Cabul, Afeganistão, que matou 10 civis (entre eles, 7 crianças) , enfrentará qualquer tipo de punição depois que o secretário de Defesa Lloyd J. Austin III aprovou as recomendações de dois principais comandantes, disse um alto funcionário do Pentágono.
O Pentágono reconheceu em setembro que o último ataque de drones dos EUA antes da retirada das tropas americanas do Afeganistão foi um erro trágico que matou civis, incluindo sete crianças, depois de haver dito inicialmente que fora necessário realizar o ataque para evitar um ataque do Estado Islâmico às tropas e que o alvo era um veículo que transportava explosivos destinados ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai.
Uma investigação subsequente de alto nível sobre o episódio não encontrou violações da lei, mas também não exonerou totalmente os envolvidos, dizendo que isso era “assunto do comandante”.
A palavra final sobre qualquer ação administrativa, como reprimendas ou rebaixamentos, ficou para dois comandantes séniores – o general Kenneth F. McKenzie Jr., chefe do Comando Central das Forças Armadas, e o general Richard D. Clarke, chefe do Comando de Operações Especiais.
Ambos os oficiais acabaram por concluir não encontrar motivos para penalizar nenhum dos militares envolvidos no episódio, disse o funcionário do Pentágono, que falou sob condição de anonimato.
Em duas décadas de guerra contra inimigos sombrios como a Al Qaeda e o Estado Islâmico, os militares dos Estados Unidos mataram centenas, senão milhares, de civis por acidente em zonas de guerra como Iraque, Afeganistão, Síria e Somália. E embora os militares de vez em quando aceitem a responsabilidade por um ataque aéreo erróneo ou um ataque terrestre contra civis, raramente responsabilizam indivíduos específicos.
May be an image of 3 people, people standing, tree and outdoors
12
1 share
Like

 

Comment
Share
2 comments

Most relevant