Views: 0
AFEGANISTÃO, AGAIN….
O Facebook lembra-nos que há 5 anos, precisamente a 19.08.2016,
publicámos um post com o título «RETROCESSO CULTURAL E CIVILIZACIONAL» , o qual abordou a selvajaria cultural e religiosa que tem fustigado aquele país e aquele martirizado povo.
Agora que surgem no Facebook e noutros sítios, incluindo a TV, «afeganistólogos» a dar com um pau, é sempre bom recordar que esse texto continua bastante actual e a tendência que se observa é para piorar :
[ ……………….RETROCESSO HISTÓRICO E CIVILIZACIONAL………………
A propósito dum post recente meu sobre «burkas» e «burkinis» – peças de vestuário utilizadas pelas mulheres muçulmanas em obediência aos preceitos da sua «religião» – convém referir que num tempo não muito longínquo (anos 60´, 70′ e 80′ do século passado) – as mulheres, na maioria dos países muçulmanos,
trajavam «à ocidental» e seguiam as modas que vinham da Europa e das Américas.
Foi essencialmente a partir da Revolução Islâmica no Irão (antiga Pérsia) – sob a direcção do ayatollah Khomeini – que se verificou um autêntico retrocesso social e cultural no mundo islâmico.
A invasão do Afeganistão pela então URSS – motivada pelo perigo de crescente islamização deste país tampão junto às suas fronteiras asiáticas – também atiçou os ódios e as convicções fundamentalistas dos muçulmanos contra a influência das potências de cultural ocidental.
É bom lembrar que no Afeganistão, até à vigência do governo laico protegido pelos soviéticos, foi a última vez que os seus habitantes andaram trajados à ocidental e as mulheres frequentavam a universidade, eram professoras e funcionárias públicas.
A partir daí o Afeganistão mergulhou nas trevas. Até hoje.
Não podemos olvidar que a ascenção do fundamentalismo islâmico beneficiou muito da escalada da Guerra Fria protagonizada pelas duas grandes potências mundiais : EUA e URSS.
Hoje os EUA e a Europa estão a pagar bem caro pelos apoios e financiamentos que deram a todos os fundamentalistas para derrubar os regimes laicos e progressistas do Médio Oriente e África do Norte.
A aliança dos EUA com a Arábia Saudita e com o Paquistão – durante a guerra do Afeganistão – é que deu origem aos «talibans» e à própria Al-Quaeda.
E não contentes com isto, o Presidente Bush provocou uma criminosa invasão do Iraque que fez destapar todos os demónios naquela região.
E mais recentemente, a política externa do Presidente Obama – claramente contraditória e anti-ocidental – ajudou a criar mais problemas, desde a crise dos refugiados até à criação do Estado Islâmico, o equivalente a Lucifér.
E foram estas últimas três décadas de conflitos permanentes – financiados a partir do exterior – que fez desabar muitos países no Médio Oriente e provocar um dos retrocessos civilizacionais mais calamitosos.
@ Ryc[

2 comments
Like
Comment
Share
2 comments
- THEUNIPLANET.COMSabia que as Mulheres Muçulmanas não Usavam Burcas ou Hijabs antes dos Anos 80? [Fotos] | UniPlanet