Views: 0
Antena 1 Açores – Há um alerta na lavoura para o caso de surgir algum contágio no sector e se um ou mais lavradores ficarem de quarentena.
Jorge Rita, o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, está seriamente preocupado com estes cenários que estão em cima da mesa.
É que as empresas podem fechar portas, mas as vacas têm que ser ordenhadas e as sementeiras não podem esperar.
Admite apelar ao Governo para adoptar medidas de excepção em caso de contágio.
“A época das sementeiras não vai esperar que a epidemia se dissipe… nem tão pouco a produção de leite pode fechar portas.
Jorge Rita, o presidente da Federação Agrícola dos Açores, está preocupado e apela a que cada um seja pró-activo. A indústria já enviou para os produtores os seus planos de contingência, mas, alerta Jorge Rita, e se acontecer um caso de quarentena para algum lavrador?
Diz que a Associação Agrícola está, pela sua parte, a preparar equipas que possam substituir os lavradores em caso do pior acontecer.
Em ilhas mais pequenas, a criação destas equipas poderá não ser fácil, por isso Jorge Rita pede medidas de excepção em caso de contágio.
A falar mais alto está e deverá estar sempre a saúde pública, garante o Presidente da Federação Agrícola, mas também diz que é preciso não esquecer o abastecimento dos mercados.
O Presidente da Federação Agrícola dos Açores pede aos responsáveis governamentais um repensar de tudo o que que poderá envolver este sector para fazer frente ao coronavírus”. (CV)
https://www.rtp.pt/play/p1246/e463198/jornal-das-8-30 ( a partir minuto 8’55)