AÇORES PATRIMÓNIO EUROPEU

AÇORES DISTINGUIDOS EM BRUXELAS COM A MARCA DO PATRIMÓNIO EUROPEU
O Património Subaquático dos Açores foi distinguido pela Comissão Europeia com a Marca do Património Europeu numa cerimónia realizada esta semana em Bruxelas, um prémio que se destina a “manifestações culturais e sítios de elevado interesse na área do património cultural, que conjuguem a herança histórica, arqueológica e imaterial da identidade europeia”.
A Marca do Património Europeu “já distinguiu 60 sítios da União Europeia” e “Portugal é distinguido agora pela quarta vez”.
Desde a década de 1970, foram detetados, através de sucessivos trabalhos arqueológicos em todo o arquipélago, mais de uma centena de naufrágios, registados na Carta Arqueológica dos Açores, existindo cerca de um milhar de sítios documentados.
O arquipélago dos Açores corresponde “a um dos sítios, ao nível mundial, com maior potencial patrimonial nas suas águas”.
A Marca do Património Europeu é “a distinção de maior relevo, a nível europeu, no âmbito do património cultural, pretendendo aumentar o sentimento de pertença à União Europeia”
1 comment
2 shares
Like

Comment
Share
1 comment