AÇORES, MULHERES NUAS NOS TABLETS

Views: 1

Caríssimos Encarregados de Educação de alunos a frequentar o 5° ano de escolaridade na Região Autónoma dos Açores.
O pai que denunciou à DRE e à comunicação social o problema da falta de filtros nos tablets dos nossos alunos a frequentar o 5ª ano de escolaridade, fui eu, e como eu, julgo que todos partilham da minha ansiedade e repudio por um equipamento, cuja propriedade pertence ao Governo Regional, permitir o acesso livre a conteúdo impróprio (fiz o teste a apenas conteúdo de cariz sexual), situação essa profundamente lamentável e incompreensível, atendendo que os equipamentos deveriam vir para as crianças 100% bloqueados (à semelhança dos equipamentos que temos cá em casa), quer dentro da rede escolar, quer fora.
Infelizmente, nem dentro da rede escolar estavam protegidos, tendo acesso a imagens preview (tenho um vídeo a constatar esse facto).
Por isso, e acreditando que também não concordam com a situação e contrariamente aquilo que a Senhora Secretaria afirmou no jornal Açoriano Oriental de 25 de outubro “que não existe um fenómeno massificado”, desvalorizando por completo a problemática em questão, parecendo que, como por exemplo, o facto de existir um homicida na escola e apenas 1 pessoa o ter denunciado, é de todo lamentável e irresponsável.
No mínimo, e para a salvaguarda da segurança e proteção dos nossos filhos, os tablets deveriam ser todos devolvidos à escola para a respetiva formatação e reprogramação das ferramentas/filtros, adequados à situação, e só depois de serem testados a 100%, em toda a rede wireless da Região, entregues aos alunos. Isso sim seria o mais sensato e demonstraria a máxima preocupação face à presente problemática.
Ora veja-se o que acontece com um medicamento suspeito de uma reação adversa grave e disponível no mercado, o INFARMED suspende de imediato a sua comercialização, até serem feitos os devidos testes.
Por acreditar que não estou sozinho nesta demonstração de preocupação para com uma situação muito grave, convidava-vos a juntarem-se a mim e a outros Encarregados de Educação, a contestarem, individualmente, à Secretaria Regional da Educação.
Informo que esta situação apenas me foi constatada pela minha filha, que confessou existir um amigo da sala de aula que via “mulheres nuas” no tablet da escola, fornecido pelo Governo Regional!. Perante este desabafo, fui de imediato ao da minha filha confirmar se tal seria possível, pesquisando apenas por “mulheres nuas” no Google, ao que para nosso espanto, a ameaça era real!
Relembro que a primeira demonstração de preocupação foi enviada, por e-mail, a 15 de outubro para a Secretaria Regional da Educação, alertando para o problema, sendo que só na terça-feira a foi tornada publica.
Como medida preventiva, aconselho-vos a consultar o histórico de pesquisas dos browsers presentes no tablet, pois como bem sabemos, há crianças que têm muita vergonha em abordar o assunto junto dos seus pais.
Conto convosco na promoção da proteção dos nossos filhos!
O e-mail da Secretaria Regional da Educação é ire@azores.gov.pt
Obrigado a todos.
Like

Comment
May be an image of 1 person and indoor
Share