açores doentes-desesperam-sem-consulta

Views: 0

Doentes Desesperam Sem ConsultaPages From 2020 07 21

 

Sonia Borges de Sousa to Info Açores
3tScShponsoredin

pesar dos serviços de saúde já estarem a começar a voltar à normalidade e de haver já uma maior preocupação no atendimento de doentes, o certo é que nem tudo vai já de vento em popa. Ao “Correio dos Açores” têm chegado relatos de consultas que teimam em não se conseguir fazer e grávidas que se queixam de consultas demasiado espaçadas, para a situação que vivem, principalmente quando há alguma apreensão em relação à situação de pandemia que se vive actualmente.
Há ainda quem estando internado nos hospitais da Região, e pelo facto de não poder receber as mesmas visitas que recebia antes, começa a desmotivar e a sentir o peso de ter uma doença “não Covid”. Famílias que apesar de reconhecerem o bem maior do controlo das visitas, salvaguardando a propagação do vírus, lembram que não conseguiram despedir-se dos seus entes queridos que tinham doenças não relacionadas com a Covid, quando partiram.
No hospital e centros de saúde as filas de espera são frequentes, quer para uma simples marcação de exames, quer mesmo para se conseguir entrar no edifício para fazer análises clínicas, demonstrando que os cuidados de saúde não Covid ainda estão a demorar a entrar nos eixos.
Os centros de saúde ainda continuam a meio gás, com a maior parte das consultas a realizar-se telefonicamente, e mesmo os consultórios privados estão a ter dificuldades em conseguir marcar consultas para breve. Há especialidades em que as dificuldades para consultas são maiores, até nos privados. As consultas estão a ser aos poucos repostas e há que acomodar todos os que não conseguiram ser vistos por um médico durante o confinamento, agora que as portas das unidades de saúde já se vão abrindo.
Mas até no privado continua a ser difícil marcar consultas, sejam ou não urgentes. E, voltando às grávidas, marcar uma primeira consulta de obstetrícia no privado tem-se revelado tarefa quase impossível. Numa altura em que há médicos que se preparam para ir de férias de Verão, no privado, há obstetras que só têm espaço livre na agenda em Outubro de 2021. Outros conseguem atender em finais de Agosto ou início de Setembro, mas há relatos, ouvidos pelo “Correio dos Açores” de quem só tem vagas para Outubro.
No caso das grávidas, e apesar da necessidade de serem acompanhadas pelo menos mensalmente, há centros de saúde que não estão a realizar ainda as consultas presencialmente. O mesmo acontece com os bebés e as crianças recém-nascidas que têm sido acompanhados por telefone pelos médicos das unidades e centros de saúde, garantindo-se apenas as consultas para vacinação infantil já nesta fase de desconfinamento.:
Apesar dos serviços de saúde já estarem a começar a voltar à normalidade e de haver já uma maior preocupação no atendimento de doentes, o certo é que nem tudo vai já de vento em popa. Ao “Correio dos Açores” têm chegado relatos de consultas que teimam em não se conseguir fazer e gr….

CORREIODOSACORES.PT
Apesar dos serviços de saúde já estarem a começar a voltar à normalidade e de haver já uma maior preocupação no atendimento de doentes, o certo é que nem tudo vai já de vento em popa. Ao “Correio dos Açores” têm chegado relatos de consultas que teimam em não se conseguir fazer e gr….