AÇORES, CULTURA, DIRETORES E ECLÉSIA

A Cultura é tão rica e tão complexa nos Açores que até precisa de um(a) subdiretor(a).
Talvez seja por ser assim tão rica que recebe miseráveis apoios
Uhm!
  • Pois claro, o artista é que fica sempre à mingua. Tantas(os) burocratas a viver ás custas da cultura. Não fazem artes (pelo menos deduzo que não), mas os artistas, esse, coitados… até podem morrer à mingua. Este país não tem solução 😕
    DIZ CHRYS CHRYSTELLO

    Interrogo-me desde há vários meses sobre o casamento antinatura de um pároco na direção da cultura. A cultura pode ir à igreja mas a igreja deve ficar fora da cultura, pelo menos enquanto eu e outros descendentes de Cristãos-Novos nos lembrarmos da Santa Inquisição, do processo a galileu, e de tanta atrocidade cometida em seu nome. Para mim nem touradas nem batinas se conjugam com cultura, poderia mesmo afirmar que seriam aberrantes, mas depois de ver um diretor da cultura a ferrar um touro só me apeteceu desejar que lhe fizessem o mesmo com a caridadezinha cristã que já esqueci.

    Uma direção da cultura que acusa a receção de um processo de candidatura a um apoio miserável, faz lembrar a caridadezinha do Salazar, e depois tem a distinta lata de dizer que nada deu entrada em vez de assumir: perdeu-se, reenvie de novo e reconsideraremos, que seria o que um ser lógico (não sei se teológico), diria.

    Um diretor da cultura a quem pedi audiência e meses mais tarde em vídeoconferência depois de passados 5 minutos em que sumariei o nosso historial, me diz desculpe perdi o som em Macau, que por acaso era mencionado apenas na primeira linha do primeiro parágrafo do que eu lera, merece nota negativa em relações interpessoais, como seria bem visível quando tentou entalar a diretora da BPARD, Madalena San-Bento com quem o homem da batina não simpatiza por ter desempenhado ocasionalmente um cargo de nomeação política.

    Se dúvidas havia e eram poucas, no início do seu mandato de que era um erro de casting meter a sotaina na cultura, o tempo rapidamente provou por que razão eram poucas tais dúvidas.

    Dizem-me que o homem da batina é muito culto, tem muitas licenciaturas, mestrados, doutoramentos e o diabo a quatro (perdoem-me a expressão), mas um pessoa com canudos não é necessariamente uma pessoa educada e culta, a mostrar o seu desprezo a tudo todos que professem ideias divergentes do pensamento único para que o Seminário o formatou.

    Agoea a nomeação de uma subdiretora entende-se apenas como sendo ela a encarregue de analisar os casos culturais e seguir para despacho da Secretária enquanto o diretor deve ficar reduzido à leitura de pergaminhos e outras obras raras dos museus.. talvez até faça umas iluminaras que tornavam bem bonitos os documentos de antanho

    Dito isto, nós, artistas, escritores e demais fazedores de cultura ficaremos como sempre, pedintes á porta dos Congregados ou doutra igreja, esperando a esmola que uma alma caridosa nos deite desde que saibamos tirar o chapéu e fazer umas vénias…