a queda do império (romano ou americano, são sempre iguais…)

May be an image of text that says "DECLÍNIO E QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO EDWARD GIBBON Volume II"
As provocações dos EUA na Ucrânia e na China, o assassinato por vingança, a imposição de leis de ferro aos aliados lembram-me o estertor de outros impérios. O mais clássico é o de Roma. E a obra mais conhecida que o aborda deve ser o de Edward Gibbon História do Declínio e Queda do Império Romano. Tenho-o na tradução de Maria Emília Ferros de Moura. De vez em quando leio partes. Aqui vai a que escolhi hoje:
“Os anais dos imperadores revelam um variado e enérgico retrato da natureza humana, que em vão procuraríamos entre as desencontradas e dúbias personagens da história moderna.
A conduta destes monarcas dá-nos um quadro das linhas extremas do vício e da virtude; a mais elevada perfeição e a mais vil degradação da nossa própria espécie. (…)Quase se torna supérfluo enumerar os indignos sucessores de Augusto. Os seus vícios sem paralelo e o grandioso cenário em que atuaram salvaram-nos do esquecimento. O sombrio e impiedoso Tibério, o colérico Calígula, o fraco Cláudio, o devasso e cruel Nero, o brutal Vitélio e o timorato e desumano Domiciano estão condenados a uma eterna ignomínia.
Ao longo de oitenta anos (excetuando apenas a breve e incerta trégua do reinado de Vespasiano), Roma gemeu sob uma permanente tirania que exterminou as antigas famílias da República e se revelou fatal a quase todas as virtudes e talentos que surgiram em tão desafortunado período.
Durante o reinado destes monstros, a servidão dos Romanos fez-se acompanhar de duas circunstâncias especiais, sendo a primeira a recordação da sua antiga liberdade, e a outra as suas imensas conquistas, que tornaram a sua situação mais desditosa que a das vítimas da tirania em qualquer outra época ou país. Estas causas ocasionaram a aguda sensibilidade dos sofredores; e a impossibilidade de escapar ao jugo do opressor.”
Haverá, com certeza, ao longo da obra textos tão ou mais adequados ao presente do que este excerto.
Like

Comment
Share
0 comments