Views: 0
Vamos então dar a informação que se sabe do caso da professora infetada para tentar clarificar algumas dúvidas que andam para aí.
1. A professora fez parte do grupo de professores que chegou a Timor-Leste a 09 de março.
2. Os contactos que teve desde aí e até 03 de abril foram relativamente reduzidos, mantendo-se quase limitados ao grupo de professores com quem estava, segundo as autoridades.
3. Não registou quaisquer sintomas aqui.
4. A 03 de abril viajou do município onde estava para Díli, pernoitando na capital antes de viajar para Portugal.
5. Voou para Lisboa no voo de repatriamento onde os passageiros permaneceram sempre a bordo, inclusive nas paragens técnicas na Tailândia e na Geórgia.
6. À chegada a Portugal não houve controlos, segundo alguns dos passageiros. A professora pernoitou no aeroporto e viajou depois, ao que tudo indica, de metro e comboio para a sua cidade, segundo outros passageiros.
7. Sentiu sintomas no domingo, foi testada na segunda, 06 de abril. A paciente está bem e em casa.
8. O resultado positivo foi confirmado a 08 de abril.
9. Nesse mesmo dia os professores e um motorista com que teve contactos mais próximos em Timor-Leste foram postos em quarentena. As regras de determinação dos ‘contactos’ seguem critérios e padrões internacionais recomendados pela OMS.
10. As autoridades timorenses foram informadas e os dois Ministérios da Saúde ficaram em contacto, com diálogo entre a Embaixada de Portugal e o Governo timorense a manter-se desde aí.
11. Os contactos que continuam em quarentena em Timor-Leste continuam sem registar quaisquer sintomas e não há, pelo menos para já, indicações de que qualquer outro dos passageiros que viajou tem sintomas.
12. Na segunda-feira 13 de abril foram feitos testes aos professores e ao motorista. Os resultados devem ser conhecidos na quarta-feira.
13. Os testes à covid-19 podem dar resultados positivos praticamente desde o momento em que as pessoas são infetadas, dependendo isso da carga viral.
Não se sabe, repito, não se sabe, onde a paciente foi infetada.