Views: 0
3mtSpmohntshored

3mtSpmohntshored
Antena 1 Açores – Colégio da Especialidade de Urologia da Ordem dos Médicos está hoje nos Açores, no Hospital de Ponta Delgada.
Vem porque o Serviço está apenas com um médico permanente. O que leva, por exemplo, a que doentes oncológicos renais estejam, há meses, à espera de uma cirurgia laparoscópica.
“Pedro Pereira tem 67 anos e espera por uma cirurgia a um tumor de 5 centimetros.
O filho dá conta da revolta pela falta de prestação de cuidados de saúde no Hospital de Ponta Delgada.
Maria Silva tem 64 anos. Possui apenas um rim. Corre o risco de ficar a fazer diálise para o resto da vida, por falta de cirurgia, explica a filha.
Estes doentes somam-se a outros em lista de espera por cirurgia. Já apresentaram queixas à Direcção Clínica do Hospital e à secretária da Saúde.
Para constatar in loco esta situação e perceber como funciona o Serviço de Urologia com apenas um médico do quadro, desloca-se hoje a São Miguel o Colégio da Especialidade.
Avelino Fraga já disse à Antena Açores estar chocado com esta realidade do Serviço de Urologia do Hospital de Ponta Delgada. Uma situação que, diz, não ser normal.
A Antena 1 Açores questionou o Hospital de Ponta Delgada.
Em nota envida, o Hospital diz que a equipa de médicos está reforçada com especialistas que se deslocam à Região.
Diz que são apenas 28 os doentes a aguardar marcação de consulta em urologia e que a laparoscopia vai continuar a existir no “Divino Espírito Santo”.
Também diz que cabe ao médico assistente dos doentes proceder conforme as indicações do Conselho de Administração. Ou seja, deve proceder ao contacto do médico perito na técnica, para o ajudar nas cirurgias em causa”.
(CV)
https://www.facebook.com/antena1acores/
1 share
Like
Comment
Share