a obrigatoriedade de máscara

Views: 0

Geralmente boas idéias não precisam de ser impostas!
Porque então nos obrigam a usar máscara?
A verdade é que, com base numa abundância de pesquisas médicas e nas próprias declarações e recomendações da DGS, OMS e vários Governos mundiais, não é claramente mostrado de que maneira as máscaras são eficazes como medida preventiva contra a transmissão do COVID-19. Apenas nos dizem que sim.
Saúde pública à parte, não há como contestar o impacto negativo psicológico e até físico do uso máscaras.
A mania das máscaras é basicamente sobre gerir os próprios medos. Quando as pessoas têm medo estão muito mais dispostas a aceitar qualquer coisa que acreditam que possa torná-las um pouco mais seguras.
Até mesmo políticas e idéias realmente más. A ilusão de segurança é uma coisa poderosa. Para humanos “comuns” e Governos.
De não recomendadas a obrigatórias.
No pico da pandemia não eram recomendadas.
Agora a mensagem é: ” se eu te protejo, e tu me proteges, eu sinto-me seguro”
Sentir-se seguro. Essa é a palavra chave.
Se as máscaras realmente impedem a propagação da infecção respiratória continua a ser um assunto em debate.
Não foi por acaso que a OMS,a DGS e quase todos os Governos do Mundo não recomendavam o uso de máscara. Era mesmo porque muitas pesquisas mostram que as máscaras oferecem pouca ou nenhuma proteção contra a infecção por vírus respiratórios, e algumas máscaras podem até aumentar o risco de infecção:
Um artigo publicado em 7 de abril 2020, analisando dados de 15 estudos randomizados concluiu que “em comparação com o grupo sem máscara, não houve redução de casos de doenças semelhantes à influenza no grupo com máscara na população em geral, nem em profissionais de saúde”.
Apesar da falta de evidências empíricas, no entanto, o estudo recomendou o uso de máscaras com base em “evidências observacionais da epidemia anterior de SARS”.
A OMS passou a recomendar o uso de máscara de pano:
Um estudo concluiu que as taxas de infecção eram especialmente altas nas máscaras de pano, encontrando penetração de partículas em quase 97% delas.
Recomendado é a palavra-chave. Estamos agora em Junho, apenas menos de 2 meses depois de a DGS não recomendar o uso generalizado de máscara e apenas só hoje a OMS o recomenda.
Imploraram aos Portugueses para não usarem ou comprarem máscaras, e agora somos obrigados a usa-las para ir ás compras, ao café, a qualquer loja, nos transportes.
Passaram de não recomendadas e até poderem aumentar o risco de contágio para serem obrigatórias.
Geralmente boas ideias não precisam de ser impostas!
Image may contain: 1 person, close-up