a misteriosa estátua do Corvo

Views: 0

Para além do mapa, e das referências de Gaspar Furtuoso, também Damião de Góis na sua crónica do Sereníssimo Príncipe Dom João, faz referência à mesma estátua encontrada no Corvo à chegada dos Portugueses… Até quando vamos olhar para o lado, quanto à verdadeira história das nossas ilhas?
No photo description available.
o2s1tShponsogremd

A ENIGMÁTICA ESTÁTUA DO CAVALEIRO NA ILHA DO CORVO, AÇORES
A primeira referência conhecida sobre esta estátua, é do século XIV, num mapa datado de 1375, que está arquivado na Biblioteca Ambrosiana em Milão, elaborado pelos irmãos Francesco e DominicoPizzigani. Analisando-o em pormenor, vemos que está desenhado um cavaleiro, na Ilha do Corvo.
Anos mais tarde, já no século XVI, Gaspar Frutuoso, natural de São Miguel, escrevia na obra Saudades da Terra:
“…um vulto de um homem de pedra, grande, que estava em pé sobre uma laje ou apoio, e na laje estavam esculpidas umas letras, e outros dizem que tinha a mão estendida ao nor-nordeste, ou noroeste, como que apontava para a grande costa da Terra dos Bacalhaus; outros dizem que apontava para o sudoeste, como que mostrava as Índias de Castela e a grande costa da América com dois dedos estendidos e nos mais, que tinha cerrados, estavam uma letras, ou caldeias ou hebreias ou gregas, ou doutras nações, que ninguém sabia ler, que diziam os daquele ilhéu e ilha das Flores dizerem: Jesus avante. Os construtores teriam sido na sua opinião os cartagineses pela viagem que eles para estas partes fizeram… e da vinda, que das Antilhas alguns tornassem, deixariam aquele padrão com as letras por marco e sinal do que atrás deixavam descoberto.”
in “PORTUGUESES, AFINAL, QUEM SOMOS?”, José Garrido
e do meu livro ChrónicAçores extraio mais isto: https://blog.lusofonias.net/2020/10/14/a-estatua-do-corvo-era-uma-vez-uma-historia-dum-arquipelago/