A lição de Rabo de Peixe Osvaldo José Vieira Cabral

Views: 0

Pierre Sousa Lima

is with

Osvaldo José Vieira Cabral

.

badge icon
Admin

tSpoin11shnohrsed

A lição de Rabo de Peixe
O que se está a passar em Rabo de Peixe, com a mega-operação das cercas sanitárias e testagem a toda população, encerra uma série de lições aos políticos e autoridades de saúde, mas a maior de todas poderá ser a lição que os habitantes daquela Vila poderão dar a todo o país.
Nos últimos tempos, Rabo de Peixe esteve nas bocas de políticos, comentadores e jornalistas nacionais, a esmagadora maioria deles sem nunca ter lá metido os pés.
Alguns foram longe demais e insultaram, por ignorância atroz, os populares rabopeixenses, que é o mesmo que insultar todos os açorianos.
O drama que a população da Vila está a viver agora pode ser uma oportunidade para demonstrarem ao país o quão responsáveis e cidadãos íntegros de corpo inteiro são neste país como todos os outros.
Se a operação de grande envergadura que está a decorrer terminar com sucesso – como todos esperamos – é uma bofetada retumbante que chegará certamente aos iluminados do império lisboeta.
Noutro plano, é preciso reter o papel dos profissionais de saúde em toda esta operação, que se esforçam, mais uma vez, para cumprir um papel crucial de saúde pública, em plena comunidade, fora dos seus habituais locais de trabalho, durante horas e dias, provavelmente com recursos improvisados, mas sempre prontos para ajudar o próximo.
Não há salário que pague isso e é preciso que o poder político perceba este papel e saiba construir, em sede de contrato colectivo ou individual, a retribuição merecida com toda a justiça.
É de louvar, para já, a postura diferente que o titular de Saúde está a desenvolver, por estes dias, face a um vazio que se sentia anteriormente.
Ainda é cedo para se fazer avaliações, mas só o facto de o relacionamento com os cidadãos, em termos de comunicação, ser mais presente com a intervenção de todos os titulares do sector, já é um bom sinal.
É preciso não abrandar.
Até porque há muita coisa, também importante, em termos de mobilização de toda a população, que vem aí em força, a começar pela distribuição das vacinas.
Será outro teste.
Páginas de optimismo
O programa do novo governo, já conhecido, é uma bíblia de optimismo.
Cumprir em quatro anos a quantidade de medidas que estão lá mencionadas é tarefa gigantesca que deixa muitas dúvidas, para não dizer peremptoriamente que é tarefa impossível.
No que toca à revisão constitucional, as medidas, arrojadas, não dependem apenas dos partidos da coligação. Será difícil encontrar consenso com os partidos da oposição e, depois, no parlamento nacional.
Reduzir impostos, aliviar despesas, passagens aéreas a 60 euros, é música que soa bem em muitos ouvidos, mas como é que se faz isso com a medida, imposta pelos partidos apoiantes, de que é necessário reduzir a dívida pública? Onde vão buscar receitas?
Trata-se de uma equação misteriosa.
É que em política, como todos sabemos, não há milagres.
(

Osvaldo Cabral

– Diário dos Açores de 06/12/2020)

Image may contain: Osvaldo José Vieira Cabral, text
Fátima Silva, Nádia Relvinha and 289 others
20 comments
50 shares
Like

Comment
Share

Comments

View 11 more comments
  • Mesmo depois de terem sido maltratados por alguns de cá! Os mesmos que agora os elogiam… Vivemos uma hipocrisia doentia… Hoje precisamos de mais imparcialidade! Pois já a tivemos e bem!
    Mais coerência e discernimento!