a invasão japonesa de Timor

Views: 0

Se eles não tivessem invadido o então chamado Timor Português, será que os japoneses teriam invadido?
Os japoneses não invadiram Macau (embora exercessem pressões de diversos tipos sobre a sua administração), respeitaram a neutralidade portuguesa. Os australianos dizem que os japoneses precisavam de invadir Timor-Leste para servir de rampa de lançamento de uma ofensiva contra a Austrália. Porquê!?! Os japoneses controlavam toda a atual NTT, incluindo o Timor Ocidental, podiam perfeitamente lançar todas as ofensivas que quisessem a partir de lá.
Cerca de 60 000 timorenses terão morrido na chamada Guerra Japonesa. É verdade: «’You could never repay them’». Nem deveria ser possível que um Estado poderoso quisesse roubar o petróleo de um pequeno vizinho com quem se tem uma tão grande dívida.
No photo description available.
Shusan Liurai, Alberto Borges and 3 others
3 comments
Like

Comment
3 comments
View 1 more comment
  • Shusan Liurai

    Já tivemos uma vez uma discussão sobre a invasão japonesa de Timor-Leste. A ambição imperial hemisférica nipónica levaria a que mais cedo ou mais tarde os japoneses tomassem o Timor português (foram até às Salomão, não eram as promessas feitas a Salazar que os travaria…). E os australianos têm por doutrina militar, até hoje, o controlo do arco de ilhas setentrional e oriental como base da defesa do continente. Ainda há pouco vim de Camberra e parecia que estava em 1940… as teses são as mesmas..,

Mais artigos