a falácia do lítio em Portugal

Views: 0

For my Portuguese friends: Como tenho vindo a publicar, as reservas de lítio existentes em Portugal, estimadas em 20 milhões de toneladas, nada representam face às reservas de lítio que têm sido descobertas noutros países em anos recentes (China, México, Chile, Bolívia, Austrália…), que se estimam em centenas de milhões de toneladas. A China até já anunciou ser capaz de fornecer lítio a um preço uma ordem de grandeza inferior ao actual, que por si já é mais de 30% inferior ao praticado no mercado há apenas um par de anos.

Em paralelo, em anos recentes têm vindo a ser desenvolvidas tecnologias de baterias que nem sequer recorrem a lítio mas sim a outros elementos mais fáceis de obter e refinar, como sódio (que se extrai da água do mar). As novas tecnologias de baterias permitem acumular densidades de energia muito superiores e/ou não terão impacto ambiental ou ele será mínimo.

Neste contexto, prevejo que a eventual exploração de lítio em Portugal, se e quando vier a ocorrer, será apenas mais uma manobra sem interesse para o país, até pelos avultados prejuízos ambientais que iria provocar, e estará limitada à voracidade que certas pessoas têm (incluindo políticos) para aceder a fundos europeus.

Face às evidências e depois dos estudos que fiz para me documentar melhor sobre o tema, a partir deste momento serei um opositor frontal a este tipo de projecto. (Link cortesia Francisco Restivo)

O ministro do Ambiente é, de facto, um ministro pouco “ambientado” com a defesa e a preservação ambiental
About This Website

DINHEIROVIVO.PT
O ministro do Ambiente é, de facto, um ministro pouco “ambientado” com a defesa e a preservação ambiental