a erupção das canárias pode repetir-se em são jorge

*** INSTITUTO VULCANOLÓGICO DAS CANÁRIAS ***
Através da análise dos dados obtidos por satélite, especialistas do Instituto Vulcanológico das Canárias (INVOLCAN) consideram que a deformação no solo observada na ilha açoriana é provocada por uma intrusão de magma com um volume de 20 milhões de metros cúbicos. E não descartam uma erupção semelhante em São Jorge nas próximas semanas.
Com base na análise das imagens recolhidas pelo satélite da Agência Espacial Europeia, o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) conclui que a deformação no solo observada em São Jorge tem “origem vulcânica” e é provocada por uma intrusão de magma ao longo de uma fratura subvertical, com um volume de 20 milhões de metros cúbicos, semelhante ao registado em La Palma, antes da erupção do Cumbre Vieja. Os especialistas espanhóis ressalvam, no entanto, que o processo na ilha açoriana está a ser mais lento e pode não culminar da mesma maneira.
Em declarações à agência Lusa, Rui Marques disse “não querer comentar os resultados dos colegas” das Canárias, que estimaram uma possível intrusão de magma em cerca de 20 milhões de metros cúbicos, mas salientou que a informação é “fruto de uma modelação numérica” e não de dados recolhidos “no terreno”.
“Temos tentado dar à comunicação social e passar para a população valores de medição reais. Os números de sismos, as magnitudes, se a energia está a aumentar ou a diminuir, se temos deformação medida, se não temos deformação medida. Tentamos não entrar muito no campo das especulações”, afirmou.
In: Expresso
May be an image of outdoors and text that says "Paisagem da ilha de São Jorge, nos Açores António Araújo Lusa"
Like

Comment
Share
0 comments