A ATUAL CRISE SÍSMICA NO FAIAL

Vivemos uma crise sísmica a oeste da ilha do Faial.
Qualquer crise sísmica é um pouco assustadora, por isso há que fazer um esforço adicional para mantermos a calma.

De acordo com o CIVISA a atividade sísmica a oeste do Faial está acima do normal, e é verdade. É mais sentida no Faial e no Pico.
Quanto mais perto dos epicentros nos localizamos, maior é a probabilidade de sentirmos um sismo. Isso é óbvio.
Há atividade sísmica todos os dias em todo o mundo, mas há zonas do globo mais propícias a isso do que outras, e os Açores, é uma das regiões sensíveis.
Para termos uma ideia do que está acontecer nos Açores e fora da região deixo dois mapas: Um referente aos Açores e outro referente à Europa. Por aí se percebe, que se toda a gente entrar em pânico com sismos, metade do mundo andará em pânico. Não quero dizer com isso que não devemos ter uma certa dose de receio, pois há coisas imprevisíveis e a persistência de eventos pode ser o prenúncio de algo mais forte. O que sabemos é que a maioria das crises sísmicas nos Açores podem levar bastante tempo a passar e dificilmente nos habituamos a elas.
A grande maioria das crises sísmicas recentes não originou vulcões, com excepção da crise sísmica da Serreta que originou um vulcão submarino. Nessa crise nada de grave aconteceu, mas o pânico produzido antes e durante, provocou mais dano do que o evento.
Deve-se acompanhar as informações do CIVISA pois assim podemos ter uma leitura de como a crise vai evoluindo.
Por vezes temos milhares de sismos e não sentimos nenhum. Neste caso, estão a ser sentidos alguns, mas a grande maioria nem a ser sentida está.
Convém que se mantenha a calma e não se comece a prever o que não é previsível com os dados que se tem.
Os pontos dos Açores equivalem-se aos pontos a violeta do gráfico da Europa.

No photo description available.
No photo description available.

Comments
  • Rose Marie Flores That scares me all the time when I’m there
  • Paulo Miranda Obrigado Dr Felix. Excelente publicacao e explicacao aqui sobre a crise sismica a oeste da ilha do Faial. Vivo aqui em S. Miguel e ando tambem preocupado.
    Sera que estamos a assistir a uma crise vulcanica, ou sera de natureza tectonica? Tendo em conta a grande proximidade entre os epicentros desta crise e o rift da Dorsal Medio Atlantica, penso que talvez sera uma crise tectonica. Nao sei se por acaso ja leu uma noticia divulgada durante este ano, na qual dizia que:- a Nasa apos estudos e medicoes recentes efectuadas no fundo do oceano Atlantico, descobriu a existencia de varias anomalias termicas no leito marinho do Atlantico Norte. Vou ver se encontro e envia-la para si.
Please follow and like us:
error

Publicado por

CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção e da comissão executiva da AICL

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.