ILHA TERCEIRA crianças adotadas por americanos

TEIAS QUE O IMPÉRIO TECEU…..

Portugal, como potência administrante dos Açores, e por via do aluguer da Base das Lajes aos EUA, deixou (… e continua a deixar…) um pesado passivo social, humano e ambiental na Ilha Terceira e nos Açores em geral.

A adopção e saída ilegal de crianças com consentimento do estado português foi um crime hediondo de tráfico humano.

Esta é mais uma prova do colonialismo abjecto que Portugal sempre praticou nestas ilhas, completamente abandonadas à miséria e à opressão, e ainda por cima nem defendia perante estrangeiros os direitos das pessoas que estavam sob a sua bandeira.

Não devemos esquecer que a posição de Portugal perante os EUA, foi sempre de medo e cobardia, igualável àquelas repúblicas centro-americanas das bananas, como são as Honduras, Guatemala, etc.

Alguns dirão que a época era outra e o contexto também, mas isso não é desculpa para contemporizar com uma tragédia humana que segundo algumas fontes atingiram muitas centenas ou mesmo milhares de crianças indefesas, oriundas de famílias também elas indefesas, pobres e segregadas.

Muito sintomático foi o permanente silêncio das «autoridades da ilha» durante todas estas últimas décadas, assim como da sociedade em geral e da Igreja em particular.

Silêncio esse que continua a ser seguido pelos actuais orgãos de governo próprio, que perante estas situações de puro colonialismo se curvam perante Lisboa.

Quando é que Portugal vai pedir desculpas aos Açorianos e quando vai ressarcir a comunidade?

@ Ryc

SICNOTICIAS.SAPO.PT
Entre os anos 50 e 80, centenas de crianças açorianas foram levadas para os Estados Unidos da América, de forma legal e ilegal, por famílias de militares norte-americanos, em serviço na Base das Lajes. Muitas delas agora adultas procuram encontrar nos Açores as raízes que perderam e, para qua…