Moisés de Lemos Martins A multidão e a cidadania – Correio do Minho

A tribo e a multidão não são cidadania, nem comunidade

O Ocidente nasceu da palavra e do pensamento.
Pela palavra e pelo pensamento, sempre nos prometeu a unidade, por estarmos estruturalmente dispersos, sermos múltiplos e divididos.

O Ocidente funda-se, pois, no regime da analogia, com todas as coisas a remeterem para um outro que as explique, nada subsistindo por si.

Este regime, que é literário, está, todavia, a ser substituído pelo regime tecnológico, do computador, da Internet e do digital, que se apoia no número e na medida.

Com a velocidade, a aceleração da vida e a mobilização do humano para as urgências da presente, todas as instituições de promessa entraram em crise: palavra, pensamento, sistema democrático, separação dos poderes de soberania, média, Universidades.

Mas apenas pela palavra podemos prometer.
E recordo, a propósito, Jorge Luís Borges, no poema Unending Gift (dom imperdível): na promessa há algo imortal, porque nela alguma coisa vive para sempre.

A nova ordem produz tribos e multidão; não produz cidadania, nem comunidade.

Quero crer, no entanto, em Friedrich Hölderlin: “lá onde está o perigo também cresce o que salva”.
Nas condições tecnológicas do presente, tenho esperança de virmos a encontrar as soluções para os perigos que temos que enfrentar e para os riscos que estamos a correr.

É este o tema da minha crónica de hoje, no Correio do Minho.

CORREIODOMINHO.PT
Há semanas, na livraria Centésima Página, em Braga, proferi uma conferência, a convite do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. E há dias, aprofundei e a desenvolvi a mesma ideia na Escola Superior de Educação do Instituto…