FURNAS a grená já não é nossa, é dos russos

Views: 1

A Grená já não é “nossa”!

A histórica Casa da Grená, nas imediações da lagoa das Furnas, na ilha de São Miguel, estava na posse do Estado Português, que a abandonou e a conduziu à ruína, mas continua a ser, apesar disso, uma propriedade muito valiosa e cheia de potencialidades. O Governo Regional dos Açores “batalhou” para que a Grená passasse para a posse da Região Autónoma dos Açores, o que aconteceu, após muitos anos de espera e de burocracias.
Eu pensava, como certamente muitas outras pessoas também pensavam, que o interesse e o objectivo eram recuperar a Grená e transformá-la num espaço de lazer público, que poderia ter várias utilidades, em benefício de todos. Mas, afinal, não! Havia um “segredo” bem guardado! O interesse e o objectivo eram a Grená passar para a posse da Região Autónoma dos Açores para depois ser…vendida. E já foi, por meio milhão de euros. A Grená agora é de um casal russo. Estava à venda e muito legitimamente compraram. O pretendido “dinheirinho” já entrou nos cofres públicos regionais…Tudo se “vai” nesta terra açoriana! É preciso é que apareça (muito) “dinheirinho”!
Constituída por uma bela casa e por um amplo jardim, trata-se de uma propriedade construída em 1858 por um cônsul inglês em Ponta Delgada para veraneio, passou por várias “mãos”, chegou a ser explorada para fins turísticos, esteve também alugada ao proprietário agrícola e intelectual José do Canto enquanto construía a sua casa do outro lado da lagoa das Furnas, depois foi adquirida pelo historiador e jurista Urbano de Mendonça Dias e, por fim, foi comprada pelo Estado Português, que, estranhamente, não lhe deu qualquer utilidade e a abandonou.
Estou certo de que os russos vão recuperar bem a propriedade – a isso, aliás, estão obrigados -, mas a Grená já não é “nossa”.

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.